ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Acre

Estudantes do SENAR Acre unem teoria e prática durante visita à Cooperacre
Visitacoop1

Visita integrou atividades da unidade curricular do curso de Técnico em Agronegócio

1 de novembro 2018

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - Acre)

Como parte das atividades que integram o curso de Técnico em Agronegócio ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre), 10 alunos realizaram visita de campo à sede da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre) na última terça-feira (30), com acompanhamento da equipe do SENAR.

Alunos e equipe do SENAR – AC foram recebidos pelos funcionários da Cooperacre. (Foto: ASCOM/SENAR – Acre)

O principal objetivo do curso técnico, que já está em sua terceira oferta no Estado através da parceria entre SENAR e o Ministério da Educação (MEC), é formar e qualificar profissionais para a aplicação dos procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com ênfase na variedade de segmentos e cadeias produtivas do Brasil.

Curso de Técnico em Agronegócio é ofertado pelo SENAR em parceira com o MEC. (Foto: ASCOM/SENAR – Acre)

Simone Bhering, tutora presencial do curso e engenheira agrônoma, destacou que é uma atividade importante para que os alunos conheçam a realidade das cooperativas. “Os alunos vão ver como é o processo produtivo, como é a recepção da matéria-prima – a castanha – para a construção dos produtos. Através desse contato com a realidade da Cooperacre, eles irão se inteirar de como funciona o procedimento da chegada da castanha ao produto final para consumo. Ou seja, unindo a teoria à prática para compreender o conteúdo desta unidade curricular”, afirmou Simone.

Simone Bhering, tutora presencial do curso e engenheira agrônoma. (Foto: ASCOM/SENAR – Acre)

A visita integrou o cumprimento da unidade curricular intitulada Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, com carga horária de 60 horas. Na sede, localizada na rodovia estadual AC – 40, a excursão foi guiada por Leandro Carneiro de Alencar, gerente de produção industrial há três anos da cooperativa.

“Atualmente, temos 56 funcionários diretamente ligados à esta unidade. Já em termos de produtores, são mais de 3 mil pessoas ligadas às nossas atividades. Para os alunos, eu reforço que conhecimento nunca é o bastante. Nunca deixe de se capacitar, pois o Estado carece de pessoas com capacitação profissional. Trabalhar hoje com produtos florestais é um ramo engrandecedor, porém é preciso ter muita dedicação e capacitação. É uma oportunidade para promoção social e valorização dos recursos acreanos”, explicou Leandro.

Leandro Carneiro de Alencar, gerente de produção industrial. (Foto: ASCOM/SENAR – Acre)

Para Lucas Bastos, estudante do curso, a atividade foi recompensadora: “Conhecemos um exemplo de cooperativa de sucesso no Estado. O modelo da Cooperacre é um exemplo a ser seguido, pois é um modelo acreano que consegue atuar com sucesso no mercado nacional. A visita técnica com certeza vai agregar conhecimento à turma toda”.

Matérias Relacionadas