ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Famato recebe comitiva de cooperativa norte-americana
20250224 0939140

Cooperativa buscou conhecer mais sobre o agronegócio brasileiro, com foco em Mato Grosso

24 de fevereiro 2025

Por: Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, nesta segunda-feira (24), uma comitiva composta por quinze membros da cooperativa norte-americana Innovative Ag Services, presente em todo o nordeste e centro de Iowa, além do sudoeste de Wisconsin, nos Estados Unidos. Referência nos setores de grãos, agronomia, ração e energia, a cooperativa buscou conhecer mais sobre o agronegócio brasileiro, com foco em Mato Grosso, e entender como funciona a representatividade do setor produtivo no estado.

O encontro teve como tema "Agribusiness in Brazil and Mato Grosso" e contou com a apresentação do coordenador de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rodrigo Silva, que trouxe informações detalhadas sobre o mercado agropecuário mato-grossense, tendências e análises econômicas do setor.

Os diretores da Famato, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), foram responsáveis por apresentar a estrutura do Sistema Famato, explicando o funcionamento da Federação e sua vinculação com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eles também destacaram o papel dos sindicatos rurais, que estão presentes em 95 municípios mato-grossenses, e a atuação das casas do Sistema, como o Imea, AgriHub e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Os participantes demonstraram grande interesse em compreender melhor o funcionamento do sistema sindical rural brasileiro. Durante a apresentação, foi destacado que os produtores rurais são representados em diferentes níveis: a CNA no âmbito federal, a Famato, que representa mais de 33 mil produtores rurais, no estadual, e os sindicatos rurais no municipal. Esse sistema de representação piramidal defende e promove os interesses dos produtores rurais em todo o país, contando com 27 federações estaduais, mais de 2 mil sindicatos rurais e mais de um milhão de produtores rurais.

A gerente de Inteligência e Novos Negócios do AgriHub, Laís Oliveira, apresentou as iniciativas de inovação e tecnologia no agronegócio, destacando projetos que conectam produtores rurais a soluções tecnológicas para aumentar a eficiência produtiva.

Já o Senar-MT foi representado pelo gerente de Operações, Caio Souza, que explicou as diferentes frentes de trabalho da entidade, incluindo formação profissional rural, cursos e treinamentos, promoção social, formação técnica presencial e semipresencial, graduação tecnológica e assistência técnica e gerencial.

Também participou da recepção ao grupo americano o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer.

Matérias Relacionadas