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Ferrogrão pode acelerar exportações de grãos no Arco Norte e reduzir custos logísticos em 30%
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Projeto da nova ferrovia foi tema da reunião da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA

9 de novembro 2018
Por CNA

Brasília (09/11/2018) – A conclusão da Ferrogrão, trecho ferroviário que vai ligar Sinop, em Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, pode aumentar as exportações de grãos no Arco Norte e reduzir os custos logísticos em 30%.

O projeto da nova ferrovia foi tema da reunião da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta quinta (8), em Brasília.

De acordo com o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA-PB), Mário Borba, a Ferrogrão é vista como uma das principais alternativas para facilitar o acesso aos portos da região Norte do país para levar soja, milho, fertilizantes e combustíveis até mercados, como a China, a Rússia e a Europa.

No entanto, ressaltou, outros entraves precisam ser resolvidos. “O Brasil tem uma meta de produção de grãos de 350 milhões de toneladas até 2030. Precisamos superar outros gargalos da infraestrutura e investir na construção de novos corredores e na pavimentação de trechos já existentes”, disse Borba.

O presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLog), Edeon Vaz, afirmou que o projeto é viável e reduzirá o custo do frete em Mato Grosso, principal produtor de soja do país.

“Haverá uma disputa pelo transporte da carga, tanto para o porto de Santos, no Sudeste, quanto para o norte em Miritituba”.

Durante a reunião, o diretor comercial da Estação da Luz Participações (Edlp), Roberto Meira, garantiu que a nova ferrovia trará benefícios logísticos e socioambientais para o país, além de um reequilíbrio da matriz de transportes.

“De acordo com um estudo, em 2030, sem a Ferrogrão, 56% do escoamento de grãos do Mato Grosso seria por ferrovia e 54% por rodovia. Com o trecho construído, no mesmo período, 87% do transporte seria por ferrovia e 13% por rodovia. Isso representaria uma significativa redução de custos”.

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