Amazonas
Notícias
Finalistas amazonenses do programa CNA Jovem falam sobre a participação na etapa nacional em Brasília
O Amazonas foi representado, no evento, pela zootecnista, Luana Santiago Magalhães e pelo engenheiro de pesca, Wallon Viana, finalistas da etapa estadual realizada pelo SENAR-AM
Por: ASCOM - SENAR-AM (Com informações da CNA Brasil)
O Sistema CNA/Senar realizou entre sexta (22) e domingo (24), o primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, programa que está em sua 3ª edição e tem o objetivo de desenvolver e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.
O Amazonas foi representado, no evento, pela zootecnista, Luana Santiago Magalhães e pelo engenheiro de pesca, Wallon Viana, finalistas da etapa estadual realizada pelo SENAR-AM.
No total, o evento reuniu 61 jovens de 21 estados do Brasil em três dias de atividades. Na sexta (22), o grupo participou de uma visita ao Congresso Nacional e da solenidade de abertura, que contou com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
No sábado (23), a programação para os jovens incluiu a palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, uma oficina para a priorização e definição dos desafios e o início da oficina sobre Processo Legislativo.
“Participamos de uma oficina liderada pelo MBL (Movimento Brasil Livre) na qual simulámos o trabalho feito na câmara dos deputados. Fomos os parlamentares, onde tínhamos partido, comissões e criamos Projeto de Lei voltado para o setor agro, tudo isso com o intuito de desenvolver as habilidades de liderança. Tivemos que fazer as estratégias, as articulações entre os grupos para que nossa PL fosse aprovada”, contou a zootecnista, Luana Magalhães.
Domingo houve a continuação das oficinas e o fechamento das atividades e orientações da coordenação para os próximos encontros. Durante essa etapa, os participantes definiram os desafios do agro que foram trabalhados em grupos a fim de encontrar soluções inovadoras ao longo dessa edição.
“Essas propostas serão desenvolvidas no decorrer de cada encontro e durante o período entre os encontros realizaremos atividades em ambiente virtual voltado a essas propostas”, explicou Luana.
Expectativas superadas
Para os participantes do Amazonas, aprovados na etapa estadual, o encontro nacional superou as expectativas. “Estávamos com as principais jovens lideranças do agro. As atividades que foram realizadas e o convívio foram um divisor de águas. Já voltamos de lá com uma mentalidade de novos projetos e novos contatos que podem contribuir com a mudança do pensamento do agro no Amazonas. Queremos ver o agro crescer nos nossos Estado com números reais de produção agrícola, pecuária, implantando novas tecnologias, melhorando nossos sistemas de produção”, destacou o engenheiro de pesca, Wallon Viana.
“Para mim está sendo um privilégio participar deste programa. O CNA jovem proporciona além de desenvolvimento das competências de liderança, interação entre os jovens, oportunidade de conhecer as diferentes realidades de cada Estado e a oportunidade ampliar o network”, complementou Luana Magalhães.
O CNA Jovem Nacional 2019 terá mais três encontros: de 26 a 28 de abril, de 31 de maio a 2 de junho e de 5 a 7 de julho. No encontro final serão anunciados as três jovens lideranças de mais destaque e o projeto vencedor desta edição.