Logo CNA

Jovem, empreendedor e produtor rural de sucesso
Rafael 1 0 054981002015150608951

Egresso do CNA Jovem coordena propriedade referência em bovinocultura de leite que também recebe estudantes para estágio

28 de julho 2017
Por Senar

Representante de Santa Catarina na 2ª edição do CNA Jovem, Rafael Schuster sintetiza o que se pode chamar de modelo de jovem produtor. Rafael atua em todas as funções, porém dedica maior parte do seu tempo na administração e no planejamento da Estância Ara’s. Ele cuida, principalmente, da implantação de novos projetos e do desenvolvimento dos processos dentro da cadeia de produção de leite. “Sempre buscando inovações e novas formas de melhorar os processos da atividade fora da porteira”, ressalta o jovem.

Rafael está colocando em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante o CNA Jovem, principalmente na parte de empreendedorismo e gestão. Juntamente com os pais, Silvênio e Sibila, ele transformou a propriedade da família numa Unidade de Referência Tecnológica (URT) em bovinocultura de leite.

Localizada em São Carlos (a 600 km de Florianópolis), a Estância Ara’s tem como principal atividade a produção de leite de qualidade com animais da raça holandesa. A propriedade passou por um processo de reestruturação em 2011 e viu a sua produção crescer mais de 500% em cinco anos. Desde então, a fazenda começou a receber visitas técnicas e promover dias de campo. As visitas são agendadas a partir do interesse das entidades em procurar novas tecnologias e aprimorar os seus conhecimentos na área, tendo como público alvo estudantes de ciências agrárias e agricultores da mesma área.

Propriedade sedia eventos técnicos sobre produção de leite com frequência

Um grupo de produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR (ATeG) em bovinocultura de leite, de Ouro Verde (SC), já participou dessa experiência. Acompanhados pela instrutora do SENAR-SC, Talita Cristina Taffarel, eles foram até a propriedade da família Schuster – considerada conceito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) - para conhecer as tecnologias e manejos adotados e, posteriormente, tentar adaptar nas suas propriedades.

“A proposta de visitar a propriedade foi também para mostrar a sucessão familiar que ocorreu lá e como ela ocorreu, para incentivar e mostrar aos mais jovens a importância de trabalharem em sociedade com os pais para, futuramente, poderem assumir a atividade”, reforça Talita.

Estudantes também visitam a estância para realizarem atividades práticas

Parceria antiga

A relação de Rafael com o SENAR começou em 2010, quando ele participou do Programa Empreendedor Rural (PER). “Com o SENAR presente em minha vida desde a reestruturação, as coisas andaram muito mais fáceis. A atividade teve uma crescente muito grande com a aplicação do conhecimento adquirido e aplicado sucessivamente”.

Em 2016, o administrador de empresas foi selecionado para fazer parte da etapa estadual do programa CNA Jovem, onde ele desenvolveu um plano de ação chamado “Gestão de água e solo em Sistema Silvipastoril”. Classificado como um dos quatro vencedores do estado, ele representou Santa Catarina na etapa nacional do programa. Em Brasília, o seu projeto de liderança teve como título “Inovação tecnológica porteira a dentro e universidade a fora”.

“O foco é buscar alunos de universidades para promover estágio dentro da propriedade. Atualmente já atuam na nossa estância estagiários ligados a atividade, completando assim o início do projeto”, revela.

Rafael (à direita) com os outros representantes de Santa Catarina no CNA Jovem 2016

Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas