Logo CNA

Jovens de Petrolina recebem capacitação em fruticultura
Jovem aprendiz petrolina 0 077474002015150611261

A capacitação faz parte do programa Jovem Aprendiz do SENAR-PE

20 de julho 2016
Por Senar

Trinta jovens de Petrolina vão se tornar Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura. O curso faz parte do programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR-PE). Com uma carga horária de 800 horas de aulas teóricas e prática, a iniciativa possibilita a formação técnico-profissional, visando à inserção de adolescentes e jovens, com idade entre 18 e 24 anos, no mercado de trabalho. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira.

Para quem pensa em seguir carreira, o superintendente do SENAR-PE, Adriano Moraes, orienta. “Assim que formados, os aprendizes estarão habilitados para atuar nas atividades agrícolas de produção e exportação de frutas, em especial de uva e manga, em Petrolina”.

O programa é dividido em três etapas: o Núcleo Básico, onde são trabalhadas as competências de formação geral do trabalhador; o Núcleo Específico, com o estudo das competências técnicas da área e no terceiro momento, os aprendizes têm a oportunidade de conviver, na prática, com as tarefas pertinentes à ocupação, no âmbito da empresa contratante.

O Jovem Aprendiz contempla empresas agropecuárias em todo o estado. Ao todo, mais de 30 instituições pernambucanas já aderiram ao programa, implantado desde 2012.

De Petrolina para o mundo - O curso Trabalhadores Agrícolas na Fruticultura é promovido em parceria com a Queiroz Galvão Alimentos. O investimento da empresa na produção de alimentos alcança faturamento médio de R$ 180 milhões, graças a adoção de técnicas modernas de produção e gestão, que resultam na oferta de produtos de alta qualidade aos mercados interno e internacional.

Na Fazenda Timbaúba, em Petrolina, a Queiroz Galvão Alimentos produz as uvas da marca Timbaúva, que são frutas do tipo premium, entes produzidas prioritariamente para exportação. Porém, em 2013, cerca de 40% de sua produção foi destinada ao mercado interno.

As frutas da marca alimentícia já são comercializadas nos Estados Unidos, Canadá e em diversos países da Europa e da África. O grande salto da empresa foa expansão da exportação de concentrados de sucos para novas praças: Israel, Turquia, Chipre, Cingapura e Uruguai, também em 2013.

Assessoria de comunicação do SENAR-PE
www.senarpe.com.br

Matérias Relacionadas