LEIA AS NOTÍCIAS DO DIA
Governador - Eduardo Riedel (MS) visitou, na quinta (13), o Pavilhão AgroBrasil do Sistema CNA/Senar. O governador estava acompanhado da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e conheceu a estrutura do espaço. Ele foi recebido pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.
Autógrafos - Ex-deputado federal e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo lançou, no pavilhão AgroBrasil, o livro “Amazônia - A Maldição de Tordesilhas: 500 anos de cobiça internacional”. Autoridades e parlamentares estiveram presentes na cerimônia.
Durante o evento, Rebelo destacou a importância simbólica de realizar a COP em Belém.
Práticas sustentáveis – O Sistema CNA/Senar promoveu no pavilhão AgroBrasil uma série de debates sobre práticas sustentáveis, seus desafios e oportunidades.
Presidentes – Os presidentes das Federações estaduais de agricultura e pecuária de Minas Gerais (Faemg), Antônio de Salvo, e de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, estiveram no pavilhão AgroBrasil e acompanharam a programação dedicada ao agro brasileiro na COP 30.
Visita de campo – O Sistema CNA/Senar levou um grupo de convidados da COP 30 para conhecer a Açaí Kaa, indústria de beneficiamento de açaí com foco na modernização da cadeia produtiva.
No local, os participantes conheceram a tecnologia de produção de caixas plásticas biodegradáveis para transporte do fruto, o açaí em pó e acompanharam a demonstração de colheita robotizada do açaí.
Legislativo – Os deputados federais Alceu Moreira, coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Arnaldo Jardim, presidente da Comissão da Transição Energética da Câmara dos Deputados, participaram do podcast Agro pelo Brasil. Os parlamentares abordaram o papel do legislativo e as ações da FPA para uma agropecuária sustentável.
Produção e Preservação - Durante a COP 30, a CNA disponibilizou um documento sobre o Código Florestal em três idiomas: português, inglês e espanhol. A lei é um dos principais instrumentos da política ambiental do país e estabelece regras para uso sustentável da terra e para a proteção da vegetação nativa em propriedades rurais.
Leia mais: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cop-30-cna-disponibiliza-documento-sobre-o-codigo-florestal
Produção de mudas nativas – O Senar iniciou as oficinas do projeto Pró-Mudas para produtores rurais do bioma Amazônia. A iniciativa aborda todo o processo para a produção de mudas nativas. A oficina também será ministrada nos dias 14, 17, 18 e 19 de novembro na Carreta Agro Pelo Brasil estacionada no pavilhão AgroBrasil.
Leia mais: https://cnabrasil.org.br/noticias/cop-30-senar-promove-oficina-de-producao-de-mudas
Soluções climáticas - Especialistas e pesquisadores debateram ações de mitigação que já são feitas na agropecuária diante dos impactos do clima na atividade, mostrando que o setor tem um papel importante para as soluções climáticas.
A discussão aconteceu em painel no estande do Sistema CNA/Senar na Blue Zone, que abordou o tema “O que o Brasil já faz”.
Leia mais:
https://cnabrasil.org.br/noticias/cop-30-especialistas-e-pesquisadores-discutem-mitigacao-dos-efeitos-do-clima
Origem controlada – A assessora técnica do Instituto CNA, Marina Zimmermann, apresentou a plataforma “Origem Controlada: rastreabilidade para produtos de indicação geográfica” no pavilhão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A plataforma possibilita aos produtores de cafés participantes o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos, que possuem IG reconhecida, produzidos no país.