Espírito Santo
Notícias
Mais de 1.400 trabalhos escolares serão avaliados no Programa Agrinho no Espírito Santo
O programa de responsabilidade socioambiental abrange mais de 70 mil alunos das escolas municipais rurais no Estado
Por: Comunicação Senar-ES
Espírito Santo (15/10/2018) - Começa hoje (15) a avaliação dos trabalhos enviados para concorrer à premiação do Programa Agrinho 2018, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes). Neste ano, 1.487 trabalhos foram enviados, de escolas de 56 municípios capixabas. A premiação dos melhores acontece em 05 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória.
O Agrinho é um programa de responsabilidade socioambiental que incentiva alunos, professores e coordenadores das escolas municipais rurais a discutirem temas importantes para a sociedade. Em 2018, o assunto trabalhado é: “Saber e atuar para melhorar o mundo – Trabalho e Consumo”, com subtemas ligados a educação tributária, exploração do trabalho infantil, preconceito e discriminação no trabalho, empreendedorismo e consumo responsável.
Durante o ano, os temas são discutidos em sala de aula e os estudantes preparam desenhos e redações. Os professores e coordenadores das escolas desenvolvem atividades pedagógicas e todos os trabalhos são enviados para a banca avaliadora contratada pelo Senar-ES para avaliação.
“A finalidade do Agrinho é conscientizar os participantes do programa, suas famílias e a sociedade sobre o assunto trabalhado, propondo mudanças de atitude práticas, que contribuam para a melhoria das relações de trabalho e promovam mais responsabilidade no consumo de bens e serviços”, explica a coordenadora de Promoção Social do Senar-ES, Tereza Zaggo.
Em 05 de dezembro de 2018, no Centro de Convenções de Vitória (ES), acontece a cerimônia de premiação do Programa Agrinho. São esperadas 2.300 pessoas e o evento é fechado ao público.
Programa Agrinho em 2018
- Envolverá 750 escolas, de 56 municípios do Espírito Santo.
- 70.645 alunos, de 4.521 turmas, e 3.824 professores vão participar.
- Municípios participantes: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Jose do Calçado, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Pavão.
- Serão premiadas 125 pessoas.
Alunos: 110 prêmios
11 categorias (Educação Especial, Educação Infantil, 1º ao 9º ano).
1º lugar – notebook
2º ao 5º lugares – bicicleta
6º ao 10º lugares – mochila de lona reciclada
Coordenador Municipal: 5 prêmios
1º lugar – 01 notebook + 01 (uma) impressora;
2º lugar – 01 smart TV 42’;
3º lugar – 01 celular smartphone;
4º ao 5º lugar – 01 final de semana, com acompanhante, em hotel na Grande Vitória.
Professor: 10 prêmios
1º lugar – 01 motocicleta 160 cilindradas;
2º lugar – 01 notebook + 01 (uma) impressora multifuncional + 01 (uma) Smart TV 42’;
3º lugar – 01 notebook + 01 (uma) impressora multifuncional;
4º lugar – 01 smart TV 42’;
5º lugar – 01 celular smartphone;
6º ao 10º lugar – 01 final de semana, com acompanhante, em hotel na Grande Vitória.