MAPA autoriza novo exame diagnóstico para equídeos
Para a CNA, decisão dá mais agilidade no diagnóstico da AIE
Brasília (29/11/2018) – Os laboratórios veterinários credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) têm a partir de agora mais uma opção para realizar o diagnóstico da Anemia Infecciosa Equina (AIE), doença que ataca principalmente o rebanho de cavalos.
Segundo a Instrução Normativa nº52, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, é permitida também a triagem de amostras de sangue por meio do exame de Ensaio de Imunoabsorção Ligado a Enzima, conhecido como Elisa.
A decisão foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União e faz parte das ações do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
A assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, explica que o método Elisa, usado em outros países, faz uma triagem mais rápida, o que pode facilitar e agilizar o diagnóstico negativo da AIE em equídeos para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) em caso de participação dos animais em competições esportivas, comercialização ou para o transporte fora das propriedades.
Antes da IN, o método utilizado era apenas o de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA), que demorava, no mínimo, 48h para liberar o seu resultado. Agora, os proprietários podem optar pelos dois testes. Para fazer o exame, os laboratórios devem fazer parte da Rede Nacional dos Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção á Sanidade Agropecuária (Suasa).
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte