Notícias
Mobilizadores usam redes sociais na divulgação de cursos do SENAR
O agente mobilizador atua desde a seleção de pessoas, composição de turmas até a preparação do cenário educativo
As facilidades geradas pelo acesso as redes sociais conquista adeptos no mundo e tem facilitado o trabalho dos mobilizadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG), na regional de Passos. Eles passaram a utilizar o Facebook e o WhatsApp como ferramentas para a divulgação de cursos. As tradicionais formas de divulgação como cartazes, e-mail, rádios e jornais continuam sendo utilizadas, mas as respostas da rede crescem cada vez mais.
Aline Gontijo, que é mobilizadora em Bom Despacho, utiliza a rede em dois momentos: para divulgar os novos cursos, mas, principalmente, divulgar os que já foram realizados. “Dessa forma a população do nosso município conhece a importância e a diferença que o SENAR e a Cooperbom, sua parceira em Bom Despacho, fazem na vida das pessoas que aqui residem”.
Segundo a mobilizadora Laís Cristina da Silva, que atua em Lagoa da Prata e Moema, o Facebook trouxe rapidez para as ações de divulgação. “As pessoas ficam conectadas o dia todo, o que gera a indicação de amigos e parentes para nos procurar. Observei também que essas ações estimulam a curiosidade sobre o trabalho do SENAR”. Em Cássia, a mobilizadora Mariângela Batista destaca que as redes sociais trazem respostas rápidas e facilidades. “O uso das imagens atrai muitos participantes e o WhatsApp complementa o Facebook”, avalia.
Elisângela Vinutto, que atua como mobilizadora nos municípios de Carmo do Rio Claro e Alpinópolis, começou a utilizar as ferramentas há poucos meses e está feliz com o resultado. Segundo ela, a divulgação de cursos no seu perfil do Facebook começou a gerar uma demanda muito significativa. “Em uma de minhas mobilizações, fechei a turma com duas horas de divulgação e ainda ficaram seis pessoas na fila de espera”. Elisângela também utiliza o WhatsApp por meio de grupos criados com os participantes.
As experiências são crescentes em várias regiões da regional. Em Nova Serrana e Perdigão, cidades onde atua a mobilizadora Lívia Batista Carvalho, o WhatsApp é muito utilizado. Segundo Lívia, os próprios participantes pediram a criação de um grupo para que todos possam receber as mesmas informações. “Chega a ser engraçado. Parece que vira uma corrente e sempre tem pessoas buscando informações. O melhor de tudo é que nossa divulgação fica bem feita”.
Para Rosa Gontijo, mobilizadora em Formiga, as redes sociais se transformaram em ferramentas indispensáveis. “Pelas redes sociais consigo atingir uma porção considerável de produtores, trabalhadores e seus familiares, uma vez que eles estão cada dia mais conectados. Nessas divulgações crio expectativa, mostro o que foi feito, os resultados e até pequenos depoimentos dos participantes como a ‘curtida’, ‘Amei o Curso’, ‘aprendi muito’, etc. Também procuro dar atenção às postagens não deixando as pessoas sem respostas”.
O SENAR Brasil está presente nas redes sociais, acesse:
Facebook : www.facebook.com/SENARBrasil
Twiiter: www.twitter.com/SENARBrasil
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br