Logo CNA

No Noroeste do Espírito Santo, 95% dos produtores encerram a colheita de café
Foto 1 cafe 0 36638300 1515008882

31 de agosto 2017
Por CNA

Por: Café Point

Em São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, mais de 95% dos produtores já encerraram a colheita de café. De acordo com o proprietário da Fazenda Venturim, Isaac Venturim, os últimos grãos de conilon já foram colhidos e a previsão é de que a safra fique em torno de 2,6 mil sacas.

Segundo o empresário, as chuvas de dezembro de 2016 propiciaram a melhora da qualidade do fruto em relação à última safra. Para ele, o momento exato da colheita, bem como o tratamento que os frutos recebem logo após essa etapa, são de extrema importância para manter as melhores características do café.

“O processo para a produção do fruto passa pelo preparo do solo, o cultivo, a seleção das mudas, a nutrição e o manejo das plantas, até começar a colheita. Não usamos café que cai no chão, pois um grão ruim pode comprometer o lote inteiro”, diz.

A próxima fase do trabalho é a poda das plantas, que as prepara para uma florada vigorosa. Essas flores se transformarão nos frutos que serão colhidos na safra de 2018.

O Café Fazenda Venturim se destaca pela oferta do fruto sem misturas, algo novo no mercado brasileiro. Após uma seleção rigorosa, é iniciado o processo de descascamento, seguido da secagem lenta, a baixas temperaturas, preservando ao máximo os melhores atributos de cada grão. O produto é comercializado torrado e moído, torrado em grãos e em cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso.

Fonte: Café Point

Áreas de atuação