Sistema Faema/Senar realiza primeiro encontro estadual da 6° edição do Programa CNA Jovem com foco na formação de lideranças para o futuro do agro
Com 25 jovens selecionados, programa entra na fase estadual e reforça a importância da participação da juventude nos desafios do setor agropecuário brasileiro
Leocândida Rocha
Fonte: SENAR MA
O Maranhão deu início, nesta semana, à etapa estadual da 6ª edição do programa CNA Jovem, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que busca identificar e desenvolver jovens lideranças para atuar nos desafios do setor agropecuário em seus territórios. O primeiro encontro reuniu 25 jovens maranhenses em São Luís e marcou uma fase decisiva do programa, que teve início em dezembro de 2024 com mais de 220 inscritos no estado.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras, dinâmicas e ao primeiro contato com o desafio regional proposto, apresentado pelo médico veterinário, produtor rural e coordenador do ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), Edvaldo Amorim. A missão dos jovens é encontrar soluções práticas e inovadoras para o problema apresentado, que será desenvolvido ao longo de três encontros estaduais. Ao final, os resultados serão apresentados à diretoria do Sistema Faema/Senar.
Para a coordenadora estadual do programa, Yolanda Gomes, os jovens selecionados representam um perfil engajado, com forte ligação com o agro. “São jovens que tiveram um desempenho importante durante a jornada, que têm formação ou atuação no setor e estão verdadeiramente interessados em contribuir com o desenvolvimento do campo. Esperamos que continuem engajados e avancem para a etapa nacional”, destacou.
Representando a CNA nacional, o consultor Airton Amaral reforçou a importância estratégica desta etapa. “Essa fase é fundamental para que os jovens aumentem a percepção da sua relevância dentro do contexto do que a CNA está promovendo. Estamos reoxigenando o sistema por meio dessas novas lideranças. Precisamos que os jovens tragam suas visões, discutam os desafios locais, estaduais e também nacionais. A participação deles é essencial para o sucesso do programa ”.
A tutora da edição no Maranhão, Izadora Maciel, que também foi participante da 5ª edição, falou da importância dessa troca de experiências. “Um dia estive exatamente no lugar desses jovens. Por isso, entendo melhor os desafios e as oportunidades que eles encontram a campo. A dedicação nesse momento é decisiva para garantir a vaga na etapa nacional”.
Entre os participantes, a motivação está em usar a liderança em prol do desenvolvimento local. É o caso de Moisés Leal, engenheiro de pesca e piscicultor do município de Matinha. “Participo do CNA Jovem porque acredito que posso contribuir para o fortalecimento da cadeia do pescado na minha região, aumentando a produtividade, gerando renda para os produtores e impulsionando o agro maranhense ”.
O encontro também contou com a palestra do médico veterinário e produtor rural Samir Nicolau, que abriu o ciclo de palestras do programa abordando os desafios do agronegócio no Maranhão.
A expectativa é de que, ao final da trilha estadual, os jovens mais engajados sigam para a etapa nacional do CNA Jovem, que acontecerá ainda este ano, representando o Maranhão no cenário de construção de soluções para um agro mais moderno, sustentável e liderado por jovens.