Logo CNA

Pais tiram o chapéu para os filhos durante encerramento dos Futuros Produtores do Brasil
Futuros produtores mt 1 0 767492002015150610631

Programa é voltado para os jovens, filhos de produtores rurais, interessados nas oportunidades de carreira relacionadas ao Agronegócio

25 de outubro 2016
Por Senar

Chegaram ao fim os encontros da turma 2016 do projeto “Futuros Produtores do Brasil” realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) com o apoio dos Sindicatos Rurais. O curso foi dividido em quatro módulos, sendo um encontro por mês. A turma reuniu jovens filhos de produtores rurais de vários munícipios do estado. O último encontro foi realizado na sexta-feira (21), no hotel Business Prime, em Cuiabá.

Pela manhã, os jovens apresentaram o trabalho Agro Social de conclusão dos módulos. O momento marcante do encontro se deu no período tarde, no encerramento, quando os pais foram convidados para interagirem com seus filhos por meio de dinâmicas, atividades coletivas, troca de experiências e brincadeiras. A tarde foi marcada por muita emoção.

Ao final do evento o pai do jovem, Rafael Romanini , o diretor de Relações Institucionais da FAMATO, Rogério Romanini fez um discurso emocionado que arrebatou todos os participantes. Com a voz embargada e os olhos lagrimejantes, Romanini ressaltou que ter seu filho participando do Futuros Produtores o enche de orgulho e ainda afirmou que o grupo deu um show de aprendizado. “Eu tiro o chapéu para o Rafael, ele é o meu orgulho. Na minha ausência na fazenda em Barra do Bugres, ele que me substitui e cuida da mãe. Ele é um presente de Deus. Além dele tiro o chapéu para todos os participantes. E gostaria de ressaltar a alegria de ver todos esses jovens animados e satisfeitos com o projeto. A nossa ideia era que a abelha picasse e ela picou e agora a paixão pelo agro corre na veia deles. Cumprimos o nosso objetivo”, discursou Romanini.

Na avaliação dos jovens, o encontro recebeu nota 10 e vários participantes pediram para que fossem realizados mais encontros da turma. “Não sei o que dizer foi uma experiência diferente e divertida para nós. Esse encerramento fechou com chave de ouro o que já estava ótimo. Durante todo o programa foram muitos aprendizados que nos ajudaram a compreender mais profundamente o mundo agro. Esse fechamento com a participação dos pais superou as minhas expectativas. Uma experiência fantástica, passamos um dia que vai ficar marcado para sempre em nossas vidas”, disse a jovem Ieda de Assis e Silva, do município de Poconé.

Para o pai de Ieda, José Mario de Assis e Silva, foi uma iniciativa incrível do Sistema Famato fazer essa integração entre pais e filhos. A participação dos pais foi pequena, mas o suficiente para ver a emoção nos olhos deles e principalmente ver o crescimento pessoal e profissional que eles conseguiram agregar participando deste importante projeto. Agradeço em nome da minha família e do Sindicato Rural de Poconé, a Famato e o SENAR-MT, por se preocuparem com o crescimento e a motivação dos nossos filhos e o futuro das nossas propriedades. Obrigado por nos proporcionar um momento tão importante entre pais e filhos”, disse Silva.

“Eu me diverti, adquiri conhecimentos, viajei, sorri, me emocionei e fiz amigos. O “Futuros Produtores” foi para mim uma escola. Gostei muito, e gostaria que outros encontros como esse acontecessem mais vezes. Na verdade gostaríamos que esse turma não acabasse”, disse Amanda Faitta, filha do produtor rural de Aripuanã, Miguel Faitta.

Eu tiro o chapéu! Com uma dinâmica simples e conhecida por todos, consagrou um dos momentos mais importantes, onde vários pais abriram o coração e tiraram o chapéu pelas qualidades dos filhos, amor, dedicação e orgulho. Foram depoimentos que revelaram o potencial, a força e o desejo de crescimento de cada participante.

Durante o evento, os pais falaram da paixão pelo agro passada de pai para filho. “O nosso amor pelo agro faz com que nossos filhos também se apaixonem por uma profissão tão importante e que alimenta milhares de famílias”, disse Valdécio Fernandes, pai do futuro produtor Rafael Fernandes.

Para o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, mais importante que capacitar esses jovens é vê-los colocando todo o aprendizado em prática. “Nós do SENAR-MT acreditamos no potencial de vocês e por isso depositamos a nossa confiança. O “Futuros Produtores” é um programa que dá o ponta pé inicial para o sucesso profissional. É como uma escada, cada conquista equivale a um degrau. E vocês hoje concluíram a primeira etapa e subiram mais um degrau ”, disse Celidonio.

Agro Sociais - Com um diferencial, o Sistema FAMATO desenvolveu um módulo voltado para a gestão do agronegócio, no qual os participantes na conclusão dos quatro encontros apresentam o projeto Agro Social elaborado com a orientação de um consultor do SENAR-MT.

Os jovens conseguiram surpreender nas apresentações dos projetos de conclusão da turma. Entre os trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo estão: Sistema de manejo; Família pantaneira no turismo rural; Desenvolvimento do armazenamento de grãos na propriedade; Eficiência de Inseticidas; Melhoramento das condições bovinas; Mandioca ou macaxeira; Silos na propriedade; Pastagem degradada; Melhoramento e semiconfinamento; Produção e comercialização de cachaça; Torta de filtro como fertilizante orgânico; Método 5S e Gerando lucros em áreas improdutivas com a piscicultura.

“A dedicação desses jovens em busca de um novo caminho para seu aprimoramento irá contribuir para potencializar o agro. Tenho certeza que conseguimos atingir o nosso objetivo, vamos colocar líderes qualificados no mercado do agronegócio”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

“O Agro Sociais veio como uma oportunidade que vai agregar à minha formação, principalmente, porque acredito nas potencialidades do agronegócio”, disse o jovem do município de Barra do Bugres, Felipe Martins.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/SENAR-MT
www.famato.org.br