Rio Grande do Sul
Parceria vitaliza Centro de Pesquisa em Caxias do Sul
Desde setembro do ano passado, quando foi assinado o convênio, já ocorreram 22 treinamentos
Por: Alessandra Bergmann
Fonte: ASSCOM SENAR-RS
Dirigentes do SENAR-RS e Sistema Farsul visitaram ontem as instalações do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, em Fazenda Souza, Caxias do Sul, onde o SENAR-RS, junto com Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação (SEAPI - DDPA) e Universidade de Caxias do Sul, realizam o Projeto Integrado de Pesquisa Agrícola e Capacitação de Agricultores, Técnicos e Extensionistas Rurais na Serra Gaúcha.
A proposta do investimento das entidades é promover o espaço como um referencial em pesquisa para cultivares de hortifrutigranjeiros e vinhedos, bem como treinamentos e capacitação de interessados do restante do país em temas que envolvam os seguimentos.
A chefe do centro de pesquisa, Daiane Lattuada, apresentou aos diretores as instalações, que conta com um laboratório de análise de biotecnologia vegetal, biologia molecular e cultura de tecidos invitro. Conta também com uma agroindústria escola com duas unidades, uma de processamento de frutas e hortaliças e outra de laticínios.
Desde setembro do ano passado, quando foi assinado o convênio, já ocorreram 22 treinamentos neste espaço, que conta também com estufas de fertirrigação em morangos, salas de aula e uma cantina escola, com capacidade de produção de 20 mil litros de vinho e dois cursos de vinificação.