ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Rio Grande do Sul

Farsul realiza mapeamento de endividamento de produtores rurais gaúchos
54324053962 cb6565c887 c

Tema foi tratado em reunião com diretoria e sindicatos rurais

13 de fevereiro 2025

Por: Emerson Foguinho / Distribuição Farsul

Fonte: Assessoria Comunicação Farsul

A Farsul disponibilizou um questionário para realizar um mapeamento das dívidas do setor no estado. A apresentação foi feita durante reunião virtual com diretoria e Sindicatos Rurais na noite de quarta-feira (12/02). A pauta do encontro foi a estiagem e suas consequências e o endividamento dos produtores rurais. O objetivo do levantamento é apresentar ao Governo Federal dados mais concisos sobre o atual cenário do estado para fomentar as negociações em busca de soluções para o quadro.

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, abriu o encontro ressaltando a recorrência dos fenômenos climáticos que tem assolado a produção agropecuária do Rio Grande do Sul nos últimos anos. "Viemos muito bem na época da primavera, as lavouras se estabeleceram bem em todo o estado. Mas, esse déficit hídrico ocorrido de dezembro para cá nos pegou numa situação bem complicada. A previsão é de boas chuvas até o final e semana, o que não recupera aquilo que já se perdeu. E isso, evidentemente, agrava e muito a situação financeira dos nossos produtores rurais", declarou.

Gedeão destacou que a Federação vem trabalhando na busca por soluções ao endividamento acumulado dos produtores. "Sabemos que o caminho não é fácil visto o que passamos em 2024 para renegociar a partir da questão das enchentes e ainda não finalizamos. A grande maioria dos produtores renegociaram dentro do sistema financeiro, com prazos mais curtos, de quatro ou cinco anos. Também conseguimos algum recurso do BNDES", lembra.

"Agora, a nossa luta, para realmente tentarmos resolver, é pegar todo esse endividamento que está acumulado e mais 2025 e jogar para um prazo bem maior, com juro compatível e algum período e carência para o produtor sobreviver", expôs o presidente.

O senador Luis Carlos Heinze participou da reunião. Ele encaminhou o PL320/25 ao Congresso Nacional que trata da securitização da dívida dos produtores. O parlamentar reforçou a necessidade de união das entidades representativas e dos produtores para que a proposta possa evoluir. Também salientou que a mobilização dos municípios por meio de prefeituras e vereadores, além do próprio Governo do Estado, é fundamental. "Não é uma situação fácil, o Governo Federal está com as contas desequilibradas. É uma questão apartidária, se trabalharmos juntos conseguimos vencer esse processo em que viemos após uma sequência de safras frustradas e problemas de preço dos grãos", afirmou o parlamentar.

Heinze disse que o trâmite do PL levará alguns meses e vários produtores já possuem operações vencendo em um período próximo. "A ideia é ter uma proposta intermediária para que se conseguisse um prazo para essas contas ficassem em compasso de espera enquanto as coisas não acontecem", conluiu.

Mapa do endividamento

Na busca pela solução, a Farsul está realizando um mapeamento das dívidas dos produtores rurais. Com a disponibilização de um questionário online, a Federação busca identificar qual o volume desse endividamento, as culturas mais afetadas, regiões atingidas e tipo de dívidas, para elaborar as propostas a serem apresentadas ao Governo Federal. Os dados dos produtores serão mantidos em sigilo, sendo utilizados apenas para embasar as tratativas.

"O número grande nós temos. Foi fornecido pelo sistema financeiro. Mas, precisos entender como cada região e cultura foi afetada para poder defender de forma mais eficiente os produtores", disse o economista-Chefe da Farsul, Antonio da Luz.

O questionário está disponível aqui

Matérias Relacionadas