Participante do CNA Jovem representa Brasil em fórum na Alemanha
Evento reuniu participantes de diversos países para debater alimentação e agricultura
Brasília (23/01/2023) – A integrante da quarta edição do programa CNA Jovem , Quésia Sá Pavão, do Pará, representou o Brasil no Fórum de Jovens Agricultores (YFF), em Berlim, na Alemanha, que ocorreu de 18 a 21 de janeiro.
O encontro reuniu 20 jovens agricultores do Brasil, Zimbábue, Quênia, Uganda, Japão, Nepal, Itália, Estados Unidos, Noruega, República Dominicana, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia e Costa Rica.
No final do evento, os participantes elaboraram um posicionamento da juventude sobre o tema "Transformação dos Sistemas Alimentares: Uma resposta mundial para crises múltiplas”.
O documento traz propostas para três questões centrais: Como tornar os sistemas alimentares mais resistentes diante das crises globais? Como tornar os sistemas alimentares mais amigáveis ao clima preservando a biodiversidade? Como ampliar a colaboração global acerca dos nossos sistemas alimentares.
A declaração dos jovens agricultores foi entregue aos representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha no sábado (21), durante a Conferência dos Ministros da Agricultura no Fórum Global para Alimentação e Agricultura” (GFFA).
Quésia teve apoio do Sistema CNA/Senar ao longo da trajetória na quarta edição do CNA Jovem, o que contribuiu para a preparação dos novos líderes com desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Ao participar do Fórum Global, Quésia afirma que percebeu a importância da conexão entre as pessoas.
“O alimento é o que nos une. Esse fio precisa ser mantido e para isso precisamos transformar os sistemas alimentares que não estão alinhados com a sustentabilidade. Eu vejo que o Brasil está equiparado com as intenções globais e pronto para colaborar. Eu penso que precisamos expandir mais o conhecimento a todos os sistemas alimentares locais e assim fortalecer nossa agricultura”, ressaltou.
A jovem brasileira é engenheira agrônoma com mestrado na área de Agricultura Tropical e doutoranda em Manejo e Conservação dos Recursos Ambientais da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
No programa de desenvolvimento de novas lideranças, Quésia esteve no grupo com foco institucional e teve como desafio individual a conscientização de envolvidos da cadeia produtiva do açaí sobre os usos do caroço para garantir o beneficiamento e a utilização em outros produtos.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte