Mato Grosso
Participantes de curso aprendem a operar colheitadeira de grãos no CT
Maquinário da Case IH possui as tecnologias mais recentes do mercado
Por: Comunicação/Senar-MT
Fonte: Comunicação/Senar-MT
Foi no Centro de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) que moradores de Sapezal aprenderam a operar uma colheitadeira de grãos. No período de entressafra da soja, os participantes aproveitaram um espaço aberto na lavoura para simular a atividade.
Com experiência na operação de tratores agrícolas em propriedades rurais, o jovem Wender Naujalis de 19 anos, se propôs a operar colheitadeira para ter mais oportunidades de trabalho. “Acho que é um aprendizado bacana e dependendo do lugar que eu trabalhar, poderá ser um diferencial bem importante”, destacou.
A estudante universitária, Cíntia Farias, também decidiu fazer o curso para melhorar o seu currículo. “Pretendo um dia operar uma colheitadeira e preciso estar preparada para quando a oportunidade surgir”, destacou.
Já o caminhoneiro, Lucio Maria Rodrigues, chegou ao treinamento por um acaso. O caminhão em que trabalha, quebrou na cidade e como ele teria de esperar o conserto, decidiu por aprender algo novo. “Ele está na oficina. Para eu não ficar parado esperando, vim realizar meu sonho que era aprender a operar essa máquina”.
Rodrigues se surpreendeu com o aprendizado e garante que é bem mais fácil do que imaginava. “Quem vê uma máquina desse porte imagina que seja muito difícil para operar, mas na verdade não é. Se na empresa surgir uma oportunidade para trabalhar com colheitadeira, estarei pronto para ser operador”, destaca.
De acordo com o engenheiro agrônomo e instrutor credenciado ao Senar-MT, Ivan Reducino, a capacitação dá base para que a pessoa consiga uma oportunidade na área. “Quando o participante opera a colheitadeira, ele tem uma assimilação melhor do que foi ministrado em sala de aula e acaba entendendo toda a parte técnica dos ajustes, os mecanismos de acionamento, alavanca multifunção, entre outros”, destaca.
Centro de Treinamento – Supervisor do Centro de Treinamento de Campo Novo do Parecis e Sapezal, Pablo Vicente destaca a importância de se capacitar com as tecnologias mais recentes do mercado. “O agro tem máquinas cada vez mais tecnológicas. Nós estamos capacitando pessoas para lidar com toda essa tecnologia, por meio das empresas parceiras que disponibilizam seus maquinários, dos ambientes de sala de aula e do espaço para a prática das atividades”, explica.
Parceria – Graças à parceria com a CNH Industrial, os alunos deste treinamento aprenderam na Colheitadeira de grãos da Case IH modelo Axial-Flow 8250. A máquina é a maior colheitadeira fabricada no Brasil, possui sensores que controlam cerca de 80% do equipamento e possibilita que o operador acompanhe todo o processo do grão dentro da máquina. O maquinário está disponibilizado no CT Sapezal e os participantes desta capacitação puderam conhecer de perto a tecnologia embarcada neste modelo.