Mato Grosso
Notícias
Vilmondes Tomain prestigia posse da nova diretoria do IPA em Brasília
Durante a cerimônia, Vilmondes Tomain destacou a importância do IPA na representação dos interesses do agronegócio brasileiro
Por: Vania Costa
Fonte: Ascom Famato
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou nesta segunda-feira (24) da solenidade de posse da nova diretoria do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que assumiu a entidade para o biênio 2025/2026. A cerimônia foi realizada na sede do instituto, em Brasília, reunindo representantes do setor agropecuário e lideranças políticas.
A nova presidente do IPA é Tania Zanella, que atua como superintendente do Sistema OCB e passa a ocupar o lugar deixado por Nilson Leitão. Com uma trajetória de longa data na entidade, Zanella integra a diretoria desde sua fundação, em 2011, e também faz parte do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
“O momento é de juntar forças, arregaçar as mangas e trabalhar pelo fortalecimento do agro em parceria com os deputados, senadores, o Judiciário, o Governo Federal e a sociedade. A nossa função é organizar prioridades e subsídios para apoiar a atuação da FPA no Congresso Nacional”, destacou a presidente empossada Tania Zanella.
A nova diretoria do IPA também conta com Fabrício Morais Rosa (Aprosoja Brasil) como 1º Vice-Presidente, Sergio Luís Bortolozzo (SRB) como Vice-Presidente Secretário e Nilson Aparecido Leitão (CNA) como Vice-Presidente Tesoureiro. O 2º Vice-Presidente Tesoureiro é Roberto Ignácio Betancourt (Fiesp). O Conselho Fiscal do instituto é composto pelos membros titulares Gustavo Beduschi (Viva Lácteos), Glauber Silveira da Silva (Abramilho) e Paulo Sérgio de Marco Leal (Feplana), além dos suplentes André Luis de Freitas (Abia), Gabriel Garcia Cid (ABCZ) e Clorialdo Roberto Levrero (Abisolo).
Durante a cerimônia, Vilmondes Tomain destacou a importância do IPA na representação dos interesses do agronegócio brasileiro. “O IPA tem um papel essencial na articulação entre o setor produtivo e o Congresso Nacional, assegurando que as demandas dos produtores sejam ouvidas e consideradas na construção de políticas públicas. Parabenizo a nova presidente, Tania Zanella, e toda a diretoria empossada, desejando muito sucesso nesta missão de fortalecer ainda mais o agro brasileiro”, ressaltou Tomain.
Além da solenidade de posse, Vilmondes Tomain também marcou presença na assembleia do IPA, realizada na tarde do dia 24 de fevereiro, com a participação das demais entidades que compõem o instituto. Entre os temas discutidos estavam a aprovação de contas do exercício 2024, o posicionamento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) sobre o Plano Safra e estratégias para a participação do setor agropecuário na COP 30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.
O IPA é uma organização que reúne 58 entidades ligadas ao setor agropecuário, com o principal objetivo de prestar assessoria técnica à FPA, promovendo a defesa dos produtores brasileiros no Congresso Nacional e a interlocução com os poderes Executivo e Judiciário.