Mato Grosso
População de Matupá recebe atendimento de saúde e cidadania no Mutirão Rural
Ação do Senar-MT na Comunidade Flor da Serra, resultou em 894 atendimentos realizados
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Senar-MT
A comunidade Flor da Serra, do município de Matupá, recebeu serviços de saúde, cidadania e lazer na Escola Municipal Norberto José Geller, por meio do Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), nesta quarta-feira, 05 de junho. A ação resultou em 894 atendimentos realizados.
Foram levados serviços de cidadania e saúde à população, através de unidade móvel, totalmente equipada para atendimento odontológico, além de outros serviços disponibilizados, como a emissão de segunda via de documentos, oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao Senar-MT.
Tendo como parceiros: a Secretaria de Assistência Social do município, oferecendo serviços do Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Bazar Solidário, Programa Mais Emprego, orientações de Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualização do cartão SUS e cortes de cabelo. Já a Secretária Municipal de Saúde, disponibilizou atendimento médico, através de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites virais B e C e vacinação com Zé Gotinha, além da Secretária de Agricultura do Município, distribuindo mudas de árvores e atendimento veterinário.
O gerente Operacional do Senar-MT, Gustavo Mocci, explica que o Mutirão Rural é realizado por meio da parceria do Senar-MT com os Sindicatos Rurais, prefeituras municipais, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sicoob.
O presidente do Sindicato Rural de Matupá, Fernando Bertolin, ressaltou a importancia das parceria para a realização do evento. “É essencial que essas instituições estejam juntas e possam levar diversos serviços para a comunidade”, ressaltou Fernado.
Ação social ultrapassa duas décadas
O programa, Mutirão Rural surgiu há 25 anos pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural no estado de Mato Grosso. Em 2023 realizou mais de 50 mil atendimentos de saúde, cidadania e lazer para pessoas nas comunidades do interior de Mato Grosso.