Presidente da CNA é homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo

João Martins recebeu, na segunda (11), o Colar de Honra ao Mérito da Alesp

Por CNA 14 de agosto 2025
Compartilhe:
54713322317 3501fd08e2 k

Brasília (11/08/2025) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu, na segunda (11), o Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A homenagem foi proposta pela deputada estadual Edna Macedo (Republicanos/SP) e é destinada “a integrantes da sociedade que contribuíram com efetividade em suas áreas de atuação, isto é, que comprovadamente trouxeram avanços significativos para a população”.

Em sua fala, Edna Macedo destacou a trajetória e protagonismo de João Martins no setor agropecuário e disse que sua jornada demonstrou uma capacidade de enxergar além dos desafios imediatos, “identificando oportunidades onde outros viam apenas obstáculos”.

“Sua capacidade de ouvir, compreender e conectar-se com as pessoas, independentemente de suas origens ou posição, criou um ambiente de inclusão e respeito, onde todos se sentiram valorizados e ouvidos”.

Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

A deputada também falou da liderança de Martins à frente da CNA para fortalecer iniciativas no Estado de São Paulo, por meio do Sistema Faesp, e citou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar, a valorização dos Sindicatos Rurais, a qualificação de mão de obra no interior do Estado e a implantação dos Centros de Excelências.

“Hoje, ao celebrarmos sua vida e suas contribuições, reconhecemos que somos todos beneficiários de sua sabedoria, generosidade e visão. Portanto, em nome de todos os presentes, expressamos nossa mais profunda gratidão e apreço”, concluiu.

A cerimônia, realizada em sessão solene na sede do parlamento paulista, reuniu os secretários de Estado de São Paulo Eleuses Paiva (Saúde), representando o governador Tarcísio de Freitas, Roberto de Lucena (Turismo e Viagens) e Caio Paes de Andrade (Gestão e Governo Digital); presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar, parlamentares, autoridades, lideranças do setor, jornalistas, amigos e familiares.

Discurso – No início do discurso, o presidente da CNA agradeceu a deputada Edna Macedo, o secretário Eleuses Paiva, a esposa, os familiares e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Tirso Meirelles, “a quem cumprimento os demais presidentes de federações aqui presentes”.

João Martins falou do “orgulho” de receber o Colar de Honra ao Mérito da Assembleia. “Sou consciente de que essa distinção se deve mais à generosidade das senhoras e senhores parlamentares do que propriamente aos meus próprios méritos”

Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Em seu discurso, João Martins lembrou que, em menos de 50 anos, o país deixou de ser importador de alimentos e se tornou o terceiro maior produtor e o maior exportador do mundo.

“Isso foi possível graças à visão de alguns homens de ciência e de governo e, principalmente, pelo espírito empreendedor de uma geração de produtores rurais”.

Organizações – João Martins ainda citou a capacidade do setor em se organizar, falou das diversas entidades setoriais criadas, todas “importantes e pertinentes”.

E para “coroar esse sistema organizacional” está o Sistema CNA, organização representativa que começa nos 2.000 sindicatos nos municípios, estende-se por Federações em cada Estado e culmina com a Confederação no nível federal, “dando consistência e unidade a todo esse conjunto”, disse.

Segundo o presidente da CNA, graças à capacidade de organização e “nossa articulação com o parlamento, em que foi criada uma bancada de defesa do agro”, evitam-se legislações que prejudicam “injustificadamente a produção”.

Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Em seu discurso, João Martins ainda falou que o país tem uma das agriculturas menos subsidiadas do mundo e que, apesar do crédito rural sob gestão do governo, “a maior parte do financiamento da nossa produção tem origem no setor privado, com custos de mercado”. No entanto, no plano institucional, a produção precisa cada vez mais do apoio da política e dos governos.

Relações – O presidente da CNA também afirmou que o comércio internacional tem deixado de ser uma relação puramente econômica entre produtores e consumidores privados e se tornou uma questão de ordem pública, influenciada pelas complexidades da geopolítica.

Para sobrevivermos e progredirmos nesse ambiente, afirmou, é preciso que a política externa do país leve em conta as realidades e interesses da economia e do comércio internacional.

“Enquanto os produtores se empenham nas duras condições da produção, eles esperam que as entidades de sua representação, e os políticos que se alinham aos interesses maiores do país, cooperem entre si. Dessa forma, a política será um fator de desenvolvimento e não um campo de conflitos”, disse Martins.

João Martins e família João Martins e família

“Considero essa homenagem um símbolo do encontro entre a produção e a política, que espero sirva de exemplo para todas as esferas da vida nacional”.

Ao concluir, o presidente da CNA afirmou que a homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo tem um “significado especial porque parte da minha vida está aqui, nesse grande Estado, onde vivem meus filhos e netos”.

E agradeceu de modo especial à deputada estadual Edna Macedo pela homenagem a “este humilde brasileiro da Bahia, que acredita na força do povo brasileiro e no seu futuro de grandeza”.

Liderança – O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, autoridades e o filho do presidente da CNA também discursaram na cerimônia de homenagem.

Meirelles reforçou a liderança, o trabalho e a preocupação de João Martins em transformar o país e manter homens e mulheres no campo. E destacou a missão do presidente da CNA em criar uma classe média rural. “João Martins é uma grande liderança que está transformando o país”, afirmou.

João Martins e presidentes das federações estaduais de agricultura e pecuária João Martins e presidentes das federações estaduais de agricultura e pecuária

Orgulho – João Martins Silva Neto, filho do homenageado, falou do orgulho do pai, de carregar seu nome e da felicidade em participar da cerimônia. Ele também citou a dedicação, devoção ao trabalho e o apoio às entidades e aos produtores rurais, independentemente do tamanho.

União – Já o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, enfatizou que, ao realizar a homenagem, a população do Estado de São Paulo, por meio da Assembleia Legislativa, reconhece o papel, a importância, o valor e o significado de João Martins.

E que o Brasil precisa se unir em torno do agro, precisa abraçar o agro. “Assim como sua família, todos nós estamos orgulhosos com a homenagem”.

Avanço – Por fim, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, ressaltou a relevância do setor agropecuário para o país, tanto do ponto de vista econômico quanto social, e como a liderança de João Martins é importante para o avanço do Brasil.

“Vejo o presidente da CNA como um líder nato, uma pessoa ética, competente que trabalha com seus parceiros de forma igual”.

Assista à cerimônia completa:

Áreas de atuação relacionadas