Presidentes da CNA e da Febraban discutem desafios da concessão de crédito rural
Reunião foi realizada na terça (10), em Brasília
Brasília (11/12/2024) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu a visita do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney Menezes, na terça (10), para discutir os desafios da concessão de crédito rural aos produtores.
Na reunião, João Martins destacou os esforços da entidade em fortalecer e ampliar a classe média rural, a partir dos atendimentos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e da disponibilização de recursos para financiar a produção agropecuária.
Martins citou o CNA Fiagro, ferramenta que concede financiamento de microcrédito exclusivo para pequenos e médios agricultores e pecuaristas atendidos pela ATeG. O fundo foi criado diante das reclamações de produtores sobre a burocracia e os altos custos no acesso ao crédito rural oficial.
“Nem todos os produtores precisam de crédito, mas os que precisam não podem pagar por juros altos. Eles precisam de assistência, tecnologia e recursos para produzir. Um pequeno produtor de café, por exemplo, precisa de dinheiro para comprar adubo, equipamento e tem dificuldades”, disse.
Durante o encontro, o presidente da Febraban, Isaac Sidney Menezes, fez uma apresentação com dados sobre o volume de contratação de crédito rural por ano safra; o aumento de emissões de Cédula de Produto Rural (CPR) em 2022 e de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) na safra 2023/24.
Ao final do encontro, o presidente da Febraban, Isaac Sidney Menezes, agendou uma reunião em janeiro com a presença da CNA para discutir o tema e encontrar uma solução.
Participaram da reunião o diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação, Amaury Oliva, e o diretor-adjunto de Produtos, Rafael Baldi, o presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, o consultor da CNA, José Ângelo Mazzillo, o coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias.