Logo CNA

Primeiros dez meses do SENAR Tec Leite apontam aumento de produção e organização das propriedades
Leite 3 0 532258002015150611011

120 produtores participam do programa em Mato Grosso

23 de agosto 2016
Por Senar

Perto de completar um ano, o Programa SENAR Tec Leite, desenvolvido pelo Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), já tem muitas histórias de sucesso que podem ser contadas. Para a alegria dos 120 participantes, o presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado anunciou, no início deste mês, a prorrogação do programa por mais um ano, ou seja, ao todo, os participantes terão três anos de assistência técnica.

Cada um dos produtores tem algum tipo de melhoria para mostrar. No caso dos irmãos Nilton e Milton de Oliveira, que também são assistidos pelo SENAR Tec Leite, contam que nos últimos 10 meses conseguiram reduzir a mortalidade de animais em aleitamento de 14% para 2%. "Com a assistência técnica conseguimos ver a viabilidade de nosso negócio de leite". Além disso o acompanhamento técnico possibilitou maior entendimento dos pormenores da atividade leiteira viabilizando maior controle financeiro da atividade.

Lázaro de Oliveira Moreira e Carmem Lima de Albuquerque também são produtores de leite e fazem parte do SENAR Tec Leite. "Seo" Lazaro conta que com a assistência técnica houve um aumento de 100% na lactação e de 16% na produção nos últimos 10 meses. Já "dona" Carmem ressalta que nos últimos 10 meses, com a orientação técnica dos técnicos do SENAR-MT, a produtora passou a fazer o controle reprodutivo das matrizes conseguindo, com isso, um aumento de 75% no índice de prenhez. "Não existe desenvolvimento sem a assistência técnica. Hoje converso com números e resultados", enfatiza

De acordo com o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, o estado de Mato Grosso é o oitavo produtor nacional de leite, com uma produção anual de 618 milhões litros, o que representa 3% da produção brasileira. Apesar disso, nos últimos 10 anos a produção de leite cresceu 154,29%. Mesmo com as dificuldades, a cadeia produtiva está em expansão no Estado. Em Mato Grosso, a região Oeste, onde está localizada Pontes e Lacerda é responsável por 43% da produção, ou seja, 264.914 milhões de litros/ano.

O gerente de Educação Formal e Assistência Técnica do SENAR-MT, Armando Urenha, conta que o trabalho consiste em orientação, levantamento de informações e a partir disso, planejamento da produção. "Com isso, o produtor pode transformar a sua produção em um negócio lucrativo e sustentável".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br