Logo CNA

Produtor aumenta faturamento com hortaliças após assistência do SENAR
Senar rn1 0 647913002015150608831

Há mais de 10 anos, Reginaldo iniciou a plantação, que aprendeu com o pai, e hoje colhe os frutos de tanta dedicação

17 de agosto 2017
Por Senar

Alface, cebolinha, coentro, couve-folha, quiabo e berinjela. Na propriedade do Reginaldo de Araújo as hortaliças são sucesso no município de Jaçanã, no Rio Grande do Norte. Há mais de 10 anos ele iniciou a plantação que aprendeu com o pai e hoje colhe os frutos de tanta dedicação.

“Esse é o tipo de produção que está todos os dias na mesa das pessoas, hoje todo mundo consome muita verdura e isso facilita a minha geração de renda. Além disso, é uma colheita fácil e rápida. Eu não preciso esperar muito para ter lucro com essas hortaliças”, disse Reginaldo.

Mas no inicio não era tão simples assim. Reginaldo teve que mudar a maneira cuja plantação era desenvolvida para obter melhores resultados. Foi aí que ele procurou assistência do Programa Sertão Empreendedor e a produção aumentou em 40%, há pouco mais de dois anos. “Ele não tinha controle nenhum dos gastos, não anotava nada do que entrava e o que saía. Hoje ele faz todas as anotações diárias e sabe tudo em relação às receitas, despesas, enfim”, comentou Ana Carolina, agrônoma e técnica do programa.

Se ele aprendeu a ter controle nos gastos, em relação ao uso de produtos químicos, então, nem se fala. Reginaldo não usa nenhum tipo sequer e leva à mesa dos consumidores, alimentos frescos e de qualidade, como conta Ana Carolina. “Logo no início ele tinha muitos problemas com pragas, mas agora que ele aprendeu a fazer a rotação dos canteiros e toda adubação orgânica, então ele não tem mais esse tipo de preocupação”.

A atividade garante ao produtor de 7 a 10 mil reais por mês e ele pretende aumentar a renda com a plantação do maracujá em uma área que já está pronta para receber as sementes, além da venda de mudas de tomate que crescem a cada dia.
“Tudo isso eu faço pensando em crescer. Não adianta eu plantar as mesmas coisas, se não tiver o intuito de aumentar o meu faturamento. Eu mudei muito a maneira de pensar depois que o SENAR veio até a minha propriedade e hoje eu quero melhorar cada vez mais não só a minha produção, como também a minha qualidade de vida”, afirmou Reginaldo.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RN
www.senarrn.com.br