Notícias
Produtores do Maranhão participam de seminário sobre o Negócio Certo Rural
Programa desenvolvido pelo SENAR e Sebrae visa aprimorar pequenos produtores para a realização de investimentos
Aproximadamente 150 produtores rurais da região do baixo Parnaíba, no Maranhão, serão capacitados no início de maio por meio do programa Negócio Certo Rural (NCR) , do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae).
A iniciativa acontecerá após a realização de seminários de sensibilização nos municípios de Urbano Santos, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Belágua e Chapadinha.
Os encontros com produtores rurais foram liderados pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho e pelo gerente de Qualificação Profissional do SENAR, Carlos Antônio Feitosa, que em uma ação conjunta com o Sebrae-Chapadinha, prefeituras municipais e o Sindicato dos Produtores Rurais de Urbano Santos se reuniramcom produtores para divulgarem o programa e falar de sua importância para o incremento de seu negócio.
Gestão
O Negócio Certo Rural é voltado aos pequenos produtores rurais e suas famílias. Com ferramentas simples de gestão, o produtor aprende a desenvolver e melhor administrar a pequena propriedade rural. O programa tem 46 horas, duas delas desenvolvida por meio de consultoria na sala de aula e outras seis, de consultoria na propriedade (de forma individual). Também é oferecido na modalidade a distância, no portal
EaD SENAR
.
A meta do NCR para este ano é trabalhar com 140 turmas formada por 30 produtores cada. Os seminários executados pelo sistema FAEMA/SENAR e Sebrae integram a primeira parte do programa.
“O Negócio Certo Rural é desenvolvido em parceria com o Sebrae no sentido de proporcionar aos pequenos produtores rurais, conhecimentos em gestão de suas propriedades”, ressaltou Feitosa, destacando a participação da equipe do Sebrae, que, segundo ele, contribuiu significativamente com qualidade dos seminários oferecidos.
Para obter mais informações sobre o NCR, assista ao vídeo:
Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
www.senar-ma.org.br