Minas Gerais
Programa ATeG na SIC 2019: Mais de 800 cafeicultores participam de cupping e premiação em Belo Horizonte
Por: SENAR MINAS
A Semana Internacional do Café – SIC 2019, um dos eventos mais expressivos da cadeia no país, começou nesta quarta-feira (20) e vai até sexta-feira (22), em Belo Horizonte, com um dia cheio de atividades que contou, inclusive, com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini e o presidente do Sistema CNA, João Martins, e o diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara.
O dia também foi marcado pelo Cupping de cafés especiais do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café, que, em sua terceira edição, já é conhecido dos frequentadores da SIC e lota a sala de compradores e apreciadores da bebida. Em seguida, foi realizada a premiação do concurso de qualidade do programa, que elegeu os melhores grãos das regiões do Cerrado, Matas de Minas e Sul de Minas nas categorias natural e cereja descascado, além de uma novidade: os melhores técnicos e o supervisor também foram premiados.
Conforme Harrison Belico, analista técnico da Coordenadoria de Formação Profissional do Senar Minas e coordenador da área de cafeicultura do Programa ATeG no estado, o cupping e a premiação funcionam, acima de tudo, como uma valorização do trabalho feito em conjunto por técnicos, supervisores e produtores e, em seguida, como forma de mapear o progresso dos cafeicultores. Do ano passado para este, por exemplo, o número de amostras inscritas dobrou: foram 617 no total. “Cada dia mais, o produtor tem se atentado para manter a qualidade do café mesmo com clima não favorável e também com mais atenção à comercialização, que é a fase final. Cada vez mais, ele vem fechando esse ciclo com chave de ouro”, analisa Harrison.
Outro grande incentivo aos participantes foi a parceria com o Café Três Corações, que vai comprar os grãos dos melhores colocados de cada categoria. Segundo Everton Tales, supervisor de classificação da divisão de cafés especiais da empresa, os cafés têm alto potencial e isso despertou o interesse da companhia em comercializa-los. Cada saca será comprada pelo valor de R$2.500,00 pela empresa.
Premiação
Os mais de 800 cafeicultores que prestigiaram a SIC lotaram a sala no momento da premiação. Os troféus foram entregues pelo presidente da Faemg, Roberto Simões, o vice-presidente Rodrigo Alvim, o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif e o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar Minas , Luiz Ronilson Paiva, além do presidente do Sistema CNA, João Martins, e o diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara e coordenadores e supervisores do Programa ATeG em Minas.
Em sua fala, o presidente Roberto Simões elogiou o desempenho dos produtores e se disse satisfeito por ver tantos jovens no negócio: “isso é bom para renovar a cafeicultura”. Para João Martins, a assistência técnica é o caminho para elevar o nível dos produtores a fim de contornar o problema dos baixos preços dos grãos. Martins ainda adiantou que, para incentivar ainda mais os participantes do Programa ATeG, a CNA está promovendo um concurso que premiará os produtores com melhor desempenho – o resultado será anunciado em 17 de dezembro.
Os premiados no 3º Cupping de Cafés Especiais foram:
Região Sul de Minas
Categoria Cereja descascado/despolpado:
1º lugar: Antônio Rodrigues de Miranda (Nova Resende)
2º lugar: Michel Cristiano da Silva (Cristina)
Categoria Natural:
1º lugar: Isaías Luciano da Silva Fernandes (Conceição)
2º lugar: Alessandro Moraes de Miranda (Nova Resende)
3º lugar: Valdir José de Oliveira (Poço Fundo)
Região Matas de Minas
Categoria Cereja descascado/despolpado:
1º lugar: Simone Aparecida Dias Sampaio Silva (Araponga)
2º lugar: Antônio Bitecourt Ramos (Araponga)
3º lugar: José da Terra Pereira (Simonésia)
Categoria Natural:
1º lugar: Walci Luciano Correa (Araponga)
2º lugar: Reinaldo Gracia dos Santos (Luisburgo)
3º lugar: Eliezer Carmelito da Silva (Santa Margarida)
Região Cerrado
Categoria Natural:
1º lugar: Gustavo Andrade de Alvarenga (Pratinha)
2º lugar: Geraldo Ribeiro de Andrade Neto (Campos Altos)
3º lugar: José Adilson Cândido Corrêa (Araxá)
Técnico de campo destaque
Região das Matas de Minas:
Everton de Arruda Franchini
Região Sul de Minas:
Silas André Rodrigues
Supervisor destaque
Daniel Rodrigo do Prado