Alagoas
Notícias
Programa de Inclusão Digital Rural forma 38 novos alunos em Joaquim Gomes
Executado pelo Senar Alagoas, programa percorre os municípios com laboratório móvel de informática
O Programa de Inclusão Digital Rural do Senar Alagoas concluiu a formação de 38 novos alunos na última sexta-feira (17), quando foi encerrado mais um Curso de Informática Básica no município de Joaquim Gomes, a 77 quilômetros de Maceió. Os alunos são jovens acima de 18 anos e boa parte ainda não tinha usado um computador para atividades básicas.
Com carga horária de 20 horas, o curso foi realizado no laboratório de informática montado na unidade móvel do Senar, um micro-ônibus adaptado com todos os recursos necessários para as aulas. O instrutor Dionísio Barros revela que a maioria dos alunos demonstrou mais aptidão no uso dos aplicativos no celular do que os mesmos programas instalados no PC, a exemplo do Microsoft Word.
“Essa tendência era esperada, já que o smartphone hoje está mais presente no dia a dia das pessoas do que um computador convencional, principalmente quando se trata do público dessa faixa etária. E no caso desses jovens, alguns deles são bem carentes, não têm condição financeira para adquirir um desktop”, conta. “Mas, ter o domínio das principais ferramentas de um PC é necessário porque o mercado de trabalho ainda exige isso”, completa.
Os jovens tiveram aulas principalmente dos programas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, além das ferramentas do Windows. “Eu nem sabia direito ligar um computador, mas queria muito aprender como usar o Excel. E o Dionísio foi excelente, foi bem prestativo conosco durante as aulas. Só fiquei triste porque o curso durou uma semana apenas”, diz Wanderson Carlos de Lima, um dos alunos participantes.
“O mundo, hoje em dia, exige muito do uso da informática e da tecnologia, até mesmo para coisas simples como fazer um currículo, por exemplo. E nesse curso do Senar eu aprendi a fazer um documento no Word e uma planilha no Excel. São conhecimentos que vamos levar para toda a vida, buscando agora apenas a nossa atualização com o passar do tempo”, afirma Luna Felizardo da Silva, outra aluna do programa.
O superintendente adjunto do Senar Alagoas, Anderson Soares, destaca a parceria da instituição com a Prefeitura de Joaquim Gomes para a realização do Curso de Informática Básica no município.
“A ideia é que novos cursos possam ser realizados na cidade, fortalecendo essa parceria entre o Senar e a gestão municipal para trazer capacitação profissional para a população. O papel do Senar é facilitar o acesso desses jovens ao mercado de trabalho”, afirma.
O Programa de Inclusão Digital Rural do Senar leva capacitação para todos os municípios de Alagoas. “Esses cursos são apenas uma semente, que foi plantada e vai germinar mais adiante, ajudando no ingresso desses jovens ao mercado de trabalho”, observa a coordenadora do departamento técnico, Graziela Freitas.
Para a secretária de Assistência Social de Joaquim Gomes e primeira-dama do município, Danielle Praxedes, a parceria com o Senar tem sido fundamental para o andamento de ações sociais com foco no produtor rural da região.
“Estive no ônibus do Senar e vi esses jovens assistindo às aulas. Foi gratificante ver o empenho deles em aprender e também a forma como as aulas eram conduzidas, sempre com muita atenção do instrutor. Espero que o programa [de Inclusão Digital Rural] continue com o objetivo de ajudar os jovens nessa caminhada profissional”, diz.
O cadastro dos 38 jovens para a realização do curso contou ainda com a participação do Sindicato Rural de São Luiz do Quitunde.
Kelmenn Freitas
Analista de Comunicação
Sistema Faeal / Senar Alagoas
Fones: (82) 3217-9800 / 9805