ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Programa Semeia em Peixoto de Azevedo finaliza com Feira de Exposição dos trabalhos dias 28 e 29 de novembro
Capa 03

A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa

28 de novembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

O Piloto do Programa Semeia 1° e 2° ciclo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Matupá e da Fazenda São José, do grupo Bom Futuro, no município de Peixoto de Azevedo encerram nos dias 28 e 29 de novembro com a Feira de Exposição dos Trabalhos das escolas municipais Jardim das Flores e Dom Hélder Câmara. Na oportunidade, os alunos envolvidos nas atividades teóricas em sala de aula, e na prática exercidas no campo, passarão por avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do estudante.

Além da consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização dos dois ciclos do Programa, ou seja, teórica e prática, conduzida pelo professor responsável, além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar ou de livre criatividade do professor. Os alunos receberão certificado de participação.

Atividades – O Programa foi aplicado com alunos do 1° ao 6° ano dessas instituições de ensino envolvidas mostrando a importância do Agro. Na teórica foram trabalhadas estratégicas educacionais relacionadas ao domínio cognitivo e efetivo, com exposição dinamizada; vídeos lúdicos das temáticas, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, por meio do tema: “Agronegócio”. Já na prática foram desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, através de visita técnica e oficina temática de horticultura, expondo o preparo do solo, plantio, colheita, manutenção, armazenamento, transporte e degustação e avaliação de hortaliças.

Também foram aplicadas oficinas de produção de hambúrguer colorido. Na oportunidade os alunos receberam orientação desde a criação, manejo dos animais até a produção do hambúrguer, dosagem de condimentos, temperos, técnicas de massagear, embutir, colorir e como acondicionar o produto que será avaliado pelos estudantes no final dos dois ciclos.

A coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar-MT, Nadja Brito da Paixão explicou que a ação propõe diagnosticar conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, através da característica e importância do campo, dessa forma despertar o interesse em crianças e jovens em aprender sobre a vida no Agro: “ Demonstrando como os produtos do campo estão inseridos na vida cotidiana, dessa forma promover a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática”, disse Nadja.

Para o gestor do Programa, Edson Fabrício de Resende Filho o Semeia visa despertar o interesse de adolescentes sobre a importância do Agronegócio, evidenciando o real valor do trabalho do agro e como são produzidos os alimentos: “Dessa forma construir o conhecimento, orientando os jovens sobre a relevância do agronegócio do campo a mesa, diagnosticando o conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, através de característica e relevância da área rural, mostrando como os produtos do campo estão inseridos na vida cotidiana, dessa forma promover sensibilização deles no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática”, disse Edson.

Meta- A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. A ideia é vivenciar a experiência na prática, desenvolvendo um produto do Agro em propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.

Selo