ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Programa Semeia leva estudos do Agro para alunos de escolas de Peixoto de Azevedo
Horta

Dias 28 e 29 de novembro será realizada feira de exposição dos trabalhos na escola, onde os estudantes passarão por avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno

13 de novembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Alunos do 1° e 2 ° ano da escola municipal Jardim das Flores em Peixoto de Azevedo receberam neste mês de novembro o piloto da retomada do “Programa Semeia” do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar–MT). No 1° ciclo da ação foram realizadas atividades teóricas em sala de aula e na prática no campo , mostrando a importância do Agro.

Na teórica foram trabalhadas estratégicas educacionais voltadas ao domínio cognitivo e efetivo, com exposição dinamizada; vídeos lúdicos das temáticas, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, por meio do tema: “Agronegócio”. Já na prática foram desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, através de visita técnica e oficina temática de horticultura, expondo o preparo do solo, plantio, colheita, manutenção, armazenamento, transporte e degustação e avaliação de hortaliças.

Para o gestor do Programa, Edson Fabrício de Resende Filho o Semeia visa despertar o interesse de adolescentes sobre a importância do Agronegócio, evidenciando o real valor do trabalho do agro e como são produzidos os alimentos: “Dessa forma construir o conhecimento, orientando os jovens sobre a relevância do agronegócio do campo a mesa, diagnosticando o conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, por meio da característica e relevância do meio rural, demonstrando como os produtos do campo estão inseridos na vida cotidiana, dessa forma promover sensibilização deles no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática”, disse Edson.

O 2° ciclo está oferecendo oficinas de produção de hambúrguer colorido, para alunos da 4°, 5° e 6° ano através de oficinas de produção de hambúrguer colorido. Os estudantes estão recebendo orientação desde a criação, manejo dos animais até a produção do hambúrguer, dosagem de condimentos, temperos, técnicas de massagear, embutir, colorir e como acondicionar o produto que será avaliado pelos estudantes no final dos dois ciclos.

“Essa é uma experiência única para a idade das nossas crianças. No primeiro momento estiveram em sala de aula. E no segundo no campo, sentindo todo processo da preparação do solo, plantio das sementes e a retirada das hortaliças. Ou seja, um momento importante, onde mostramos da onde vem os alimentos e conhecer o valor que o Agro tem, desde cedo”, disse a secretária de Educação e Cultura de Peixoto de Azevedo, Sulamita Ortega Bianch.

O supervisor regional do Senar-MT em Alta Floresta, Luiz Eduardo Cantão explanou como relevante o piloto do Programa Semeia em Peixoto de Azevedo: “ É importante mostrar para esses estudantes que o trabalho no campo faz parte do desenvolvimento do estado e país. Além deles conhecerem o fundamento da produção agrícola, podem futuramente escolher uma profissão voltada ao setor”, disse Cantão.

Meta- A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. Vivenciar experiência na prática, desenvolvendo um produto do Agro em propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.

Encerramento – Dias 28 e 29 de novembro será realizada Feira de Exposição dos Trabalhos na escola, onde os estudantes passarão por avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno, bem como a consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização os dois ciclos do Programa, ou seja, teórica e prática, conduzida pelo professor responsável , além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar ou de livre criatividade do professor. Os alunos receberão certificado de participação.

Selo