Logo CNA

Projeto ABC Cerrado forma 2ª turma de produtores do Vale do Jequitinhonha
Jequi1 0 084982002015150610611

SENAR Minas capacitou 15° produtores rurais do município de Turmalina

28 de outubro 2016
Por Senar

O SENAR Minas, em parceria com o Clube do Galope de Turmalina, capacitou a segunda turma do Projeto ABC Cerrado na região do Vale do Jequitinhonha. Foram 15 produtores rurais do município de Turmalina.

Com duração de 56 horas, a capacitação teve como linha de trabalho a tecnologia de Recuperação de Pastagens Degradadas. As aulas foram divididas em quatro módulos e ministradas pelo engenheiro agrônomo e instrutor Eugênio José da Silveira.

Os produtores passaram por seminário, mobilização e capacitação. Além de aprender sobre os benefícios produtivos, ambientais e econômicos na utilização de tecnologias sustentáveis para a agropecuária, eles estudaram sobre os principais modelos e técnicas para a aplicação em suas propriedades.

Segundo a presidente do Clube do Galope e mobilizadora, Dulcinéia Cordeiro Rocha, os produtores se mostraram empenhados e motivados com os conhecimentos adquiridos. Ela também ressaltou a importância do projeto para a agropecuária na região. “Os produtores que finalizaram a capacitação vão trabalhar pensando numa agricultura mais sustentável, que traga lucro e que emita menos gases que causam efeito estufa”.

A gerente do SENAR Minas na região, Ciane Aparecida Pereira, disse que a previsão é finalizar mais três turmas do projeto ABC Cerrado no Vale do Jequitinhonha até o fim desse ano. Ela informou também que a primeira turma que concluiu o projeto na região foi no município de Itamarandiba.

Projeto ABC Cerrado

O Projeto ABC Cerrado tem três etapas: seminários de sensibilização, capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC e assistência técnica aos produtores. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores, pela capacitação de instrutores e pelo treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores, com foco nas quatro tecnologias ABC: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

O projeto recebe recursos do Banco Mundial, é coordenado pelo MAPA e Embrapa, e executado pelo SENAR Brasil e regionais dos estados selecionados. As ações são desenvolvidas em oito estados do bioma Cerrado: Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Piauí. A meta, para os quatro anos do projeto, é capacitar 12 mil produtores rurais e assistir 1.600 propriedades em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Assessoria de Comunicação SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br