Brasília (14/07/2025) – O produtor Adilton do Nascimento Santos, 34 anos, conseguiu transformar sua propriedade rural e ampliou os horizontes profissionais depois de fazer um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Adilton é filho de produtores rurais e está acostumado com a rotina no campo desde os dez anos, mas seus horizontes se ampliaram depois que se formou, em 2022, em Fruticultura, no polo de Gandu, na Bahia.
“Precisava conhecer novas técnicas da produção de frutas. Havia participado de alguns cursos de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar e percebi que, no curso técnico, poderia completar o aprendizado tanto em relação à produção quanto à gestão da propriedade”, diz Adilton.

Proprietário de um sítio de 4 hectares, o produtor cultiva banana-da-terra, cacau e mandioca. “A produção ganhou impulso depois da capacitação. Aprendi sobre planejamento, manejo, conservação e análise do solo, manejo integrado de pragas. E comecei a enxergar a propriedade como uma empresa”.
O produtor conta que no curso conseguiu conciliar o aprendizado nas plataformas virtuais com as aulas presenciais que aconteciam aos sábados.
Resultados - O aprendizado fez os “frutos renderem”, conta Adilton. Na cultura da banana-da-terra, a produtividade passou de 28 para 38 toneladas por hectare. Já no cacau, que ainda estava em formação, elevou a média de 20 para 60 arrobas por hectare. “E a tendência é melhorar ainda mais. As plantas estão mais desenvolvidas agora”, explica.

Além de transformar a própria propriedade, Adilton também conquistou uma nova oportunidade profissional. De junho de 2023 a maio de 2025 ele atuou como técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, acompanhando produtores de banana no município de Presidente Tancredo Neves (BA).

Indicações - Empolgado com os resultados, passou a incentivar outras pessoas a investirem nos estudos.
“Indiquei o curso para meu irmão e para um produtor que atendi na ATeG. Hoje os dois estão matriculados. Sempre me perguntam quando vai abrir uma nova turma. Indico o curso porque os alunos aprendem na prática e os professores são muito capacitados”, diz.
Agora, Adilton quer continuar aplicando os conhecimentos adquiridos e se tornar referência na comunidade.
“Quero mostrar que é possível crescer no campo com dedicação e estudo. Tudo que aprendi me ajudou a dar passos importantes, tanto na minha propriedade quanto na minha carreira.”