Regional de Confresa e Sindicatos Rurais realizam mais de 60 ações educacionais em maio
As oficinas com carga horária de quatro horas estão entre as ações mais demandadas
Os próximos 30 dias serão bastante movimentados nos municípios que fazem parte da regional de Confresa - do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Ao todo serão 66 eventos. Haverá treinamentos em Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Cruz do Xingú, Santa Terezinha, São José do Xingú, Alto da Boa Vista, Luciara, Bom Jesus do Araguaia e Vila Rica.
Este mês, as oficinas com carga horária de quatro horas estão entre as ações mais demandadas. Em Vila Rica serão cinco eventos que acontecem entre os dias 10 e 11 de maio. Estes eventos fazem parte da programação do 32º Aniversário da cidade. Confecção em bolsas de couro, Confecção em cintos de couro, Manutenção de tratores agrícolas e Beneficiamento do Leite – queijo e mussarela trança e nozinho são as oficinas que estarão disponíveis. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Vila Rica para ver se ainda há vagas. Vale ressaltar que a oficina de Manutenção de tratores agrícolas acontece nos dois dias 10 e 11.
Em São Felix do Araguaia acontece uma oficina de Beneficiamento e conservação de pescado no dia 18 e outra de Cortes e desossa de frango no dia 19. Já em Porto Alegre, a oficina ofertada pelo Sindicato Rural e SENAR-MT será a de Manutenção de tratores agrícolas e está prevista para o dia 31.
Em maio também acontece na Fazenda Piraguassú, em Porto Alegre do Norte, mais um módulo do programa especial Campo Aprendiz. Com carga horária de 960 horas, iniciado em abril e com termino previsto para o próximo ano, este curso tem como objetivo a formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho, e que atende a demanda gerada pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo decreto número 5.598/2005.
Outro treinamento bem solicitado é o de Derivados do Leite, "Existe sempre uma grande demanda deste treinamento em nossa região. Isso acontece em função da base da nossa economia ser a bovinocultura de leite", conta o presidente do sindicato de Porto Alegre do Norte, Alessandro Pires Leandro.
O SENAR-MT em parceria com os Sindicatos Rurais também leva cultura, lazer e diversão para as comunidades rurais. Em maio o Cine Senar que também tem como objetivo resgatar a cultura popular acontece no dia 12 em Alto da Boa Vista e em Luciara no dia 13.
Os interessados em participar das ações ofertadas pelo SENAR-MT devem procurar os principais parceiros da Instituição que são os Sindicatos Rurais para verificar se há turmas previstas e se há vagas. Para conhecer mais sobre o que o SENAR-MT oferece visite o site www.senarmt.org.br
Assessoria de Comunicação Senat-MT