Acre
Notícias
SENAR – Acre anuncia as ações de dezembro do Programa Saúde da Mulher Rural
Exames para mulheres de Sena Madureira têm como principal objetivo a prevenção de doenças como o câncer do colo do útero
Por: Astorige Carneiro (ASCOM / SENAR - Acre)
Prezando pela saúde da mulher rural no estado do Acre, a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) apresentou nesta sexta-feira (23), durante reunião na sede em Rio Branco, as estratégias para a nova ação do Programa Especial Saúde da Mulher Rural.
Ação do programa será realizada no dia 12 de dezembro. (Foto: Ascom/SENAR – Acre)
O programa é realizado pelo SENAR com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira. O principal objetivo é sensibilizar e conscientizar as mulheres do meio rural sobre a importância da prevenção de doenças, principalmente no que diz respeito à prevenção do câncer do colo do útero.
Na próxima ação, que será realizada em Sena Madureira no dia 12 de dezembro, será realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município. Os exames realizados pela colaboração não terão qualquer custo para as trabalhadoras rurais.
Márcia Cristina Freire, supervisora técnica do SENAR e coordenadora estadual do programa. (Foto: Ascom/SENAR – Acre)
“O foco do programa é a prevenção para as mulheres da zona rural. Se houver alguma alteração nos exames, o tratamento deve ser rápido. Toda a parte de coleta será feita pela equipe da secretaria de saúde”, explicou Márcia Cristina Freire, supervisora técnica do SENAR e coordenadora estadual do programa.
O público esperado é de 60 trabalhadoras rurais, que terão, além dos exames preventivos, um dia de lazer feito pela equipe do SENAR, com um espaço da beleza e estética para elevar a autoestima das mulheres, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, e uma palestra sobre cidadania rural.
Rita Fonseca, pedagoga do SENAR. (Foto: Ascom/SENAR – Acre)
“Para 2019, planejamos um evento com foco na saúde do homem e da mulher no município de Xapuri. Esperamos que a população rural seja beneficiada e que elas aproveitem ao máximo essa interação com nossa equipe”, destacou Rita Fonseca, pedagoga do SENAR.