Acre
Senar-Acre participa de Encontro Nacional da ATeG em Brasília

Evento ocorreu no dias 2 e 3 de abril
Nos dias 2 e 3 de abril, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Acre (Senar - Acre) estiveram em Brasília para participar do Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O evento reuniu representantes das 27 Administrações Regionais com o objetivo de discutir os avanços, desafios e estratégias do programa ATeG em todo o país.

Encerramento na sede oficial da CNA, em Brasília - DF. Foto: Reprodução
A participação do Senar - Acre no encontro foi representada por Stefanye Torres, coordenadora da ATeG no estado, e Luciana Carneiro, da equipe técnica da instituição. Segundo os organizadores, o evento proporcionou um espaço essencial para o compartilhamento de experiências e aprimoramento das metodologias aplicadas no campo.
Durante o encontro, foram apresentados dados expressivos sobre o desempenho do programa em 2024. De acordo com os números divulgados, a ATeG atendeu mais de 400 mil propriedades rurais no último ano, registrando um crescimento de 16,68% em relação a 2023. As projeções para o futuro são ainda mais ambiciosas: alcançar 500 mil propriedades até 2025 e 1 milhão até 2030.

Evento reuniu representantes de todos os estados do país. Foto: Reprodução
Além das apresentações institucionais, a programação incluiu oficinas sobre boas práticas administrativas e financeiras, além da análise de balanços e indicadores da assistência técnica oferecida aos produtores rurais. O encerramento do evento foi marcado pela entrega do prêmio “Coordenador de Excelência”, uma forma de reconhecimento aos profissionais que se destacam na execução do programa.
ATeG no Acre
O serviço gratuito do Senar oferece, nacionalmente, acompanhamento técnico a produtores rurais brasileiros. Durante dois anos, os produtores rurais são atendidos por técnicos de campo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos produtores, a gestão da propriedade rural, a geração de renda e a adoção de tecnologias.

Luciana Carneiro e Stefanye Torres, da equipe do Senar - AC. Foto: Reprodução
Atualmente, são beneficiadas nove cadeias produtivas no Estado: piscicultura, avicultura, horticultura, fruticultura, cafeicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, mandiocultura e suinocultura, tendo sido beneficiados pelo atendimento mais de 2 mil produtores em 13 municípios.
Para a coordenadora da ATeG no Acre, Stefanye Torres, o evento reforça a importância da troca de experiências entre os estados para fortalecer ainda mais a assistência técnica aos produtores. “Poder compartilhar desafios e soluções com colegas de todo o país é essencial para aprimorarmos nossas estratégias no Acre. O ATeG tem um impacto direto na produtividade e na qualidade de vida dos produtores, e estamos comprometidos em ampliar ainda mais esse trabalho”, destacou Stefanye.