Senar capacita instrutores em tecnologias de irrigação

Treinamento no RS focou em alternativas de redução no custo com energia elétrica e em pivô central
Brasília (22/08/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacitou esta semana instrutores do Programa de Agricultura Irrigada em tecnologias de irrigação que reduzem o custo do produtor rural com energia. O curso faz parte das ações de qualificação continuada dos profissionais que atuam no programa e foi promovido em parceria com a empresa Fockink em Panambi (RS).

Técnicos da empresa mostram sistema de geração de energia com os painéis solares.
"O programa oferece capacitação em gestão e manejo da água nos diferentes sistemas de irrigação e nessa capacitação os instrutores aprenderam sobre telemetria, irrigação de precisão e energia fotovoltaica”, afirmou o coordenador do programa no Senar, Rafael Costa.
“Esses painéis fotovoltaicos captam a energia do sol que é utilizada em uma usina localizada na propriedade para acionar o pivô central e o bombeamento da água. Essa tecnologia reduz o custo de energia em torno de 30 a 40%", destacou.

Segundo Costa, com a telemetria o produtor liga o pivô e sabe quanto está gerando de energia através do celular. "O sistema é acionado principalmente em épocas em que a cultura mais necessita de irrigação, como enchimento de grãos. O produtor liga também quando a energia da rede está com a tarifa mais cara, então durante o dia usa a gerada pela fotovoltaica para economizar."

Instrutores durante treinamento com pivô central.
O pivô central é usado principalmente em culturas como soja, feijão, milho, aveia, pastagem e frutas como banana e mamão. O treinamento na Fockink foi um piloto para os instrutores conhecerem as tecnologias que a empresa oferece.
"O programa de irrigação que o produtor faz tem um módulo sobre pivô e gestão de energia elétrica por isso é importante os instrutores conhecerem todos os conceitos e tecnologias envolvidas seja de energia elétrica ou alternativas de fontes renováveis", ressaltou.

O Senar capacitou instrutores de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Os profissionais são responsáveis por capacitar produtores irrigantes das principais culturas agrícolas pelo Programa Agricultura Irrigada que a entidade oferece nos estados.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte