Senar capacita técnicos de campo sobre regularização na aquicultura

Ação faz parte do Projeto Aquicultura Brasil

Por Senar 29 de outubro 2025
Compartilhe:
Senar 2

Brasília (29/10/2025) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) promoveram, na quarta (29), um treinamento virtual para mais de 180 técnicos de campo de 12 estados participantes do Projeto Aquicultura Brasil.

A capacitação abordou o processo de regularização da atividade aquícola, com o objetivo de orientar os técnicos na assistência aos produtores rurais.

Para o diretor-adjunto da Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Senar, Rafael Nascimento, a capacitação é fundamental para esclarecer dúvidas e aprimorar o trabalho em campo.

“Esse é um momento muito importante e vale ressaltar a seriedade dessa parceria. O Senar conseguiu alcançar a meta e atender essa quantidade de produtores, o que não seria possível sem a colaboração de todos que estão aqui”.

Segundo Rafael, o engajamento dos técnicos é essencial para o sucesso do projeto.

“Nós vemos uma mobilização muito grande, de um público engajado. Quando nossa equipe sai fortalecida de um projeto, ela pode entrar em outro como porta-voz das capacitações que recebeu, ajudando a resolver os problemas dos produtores rurais, que vão além da produção. Esperamos que este seja o primeiro passo para direcionar os produtores e servir como ponte na solução dos desafios.”

De acordo com a coordenadora do projeto, assessora técnica da Senar, Julia Carolina Barros, o projeto levará informação clara e precisa aos produtores rurais.

“O treinamento sobre regularização da aquicultura, realizado no âmbito do Projeto Aquicultura Brasil e ministrado pelos técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura, teve grande importância ao promover a interação entre nossa equipe de campo e os representantes do Ministério, fortalecendo a troca de conhecimentos e garantindo que informações atualizadas cheguem aos produtores rurais de forma clara e precisa”.

O coordenador de Desenvolvimento de Aquicultura do MPA, Anderson Antonello, ressaltou que o encontro teve como propósito promover uma troca de informações e fortalecer a atuação conjunta entre as instituições. “Vamos fortalecer o conhecimento técnico, aprimorar os procedimentos e melhorar a qualidade dos serviços de Assistência Técnica.”

Áreas de atuação relacionadas