Senar lança Projeto Pró-Mudas e inicia capacitação de prestadores de serviços
Iniciativa vai incentivar a produção de mudas de espécies nativas para consumo próprio de produtores rurais em todos os biomas brasileiros
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn's Martins Alves, participou da abertura da turma na terça (23).
Brasília (24/09/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove, de terça (23) a quinta (25), em Manaus (AM), a capacitação de prestadores de serviços pelo Projeto Pró-Mudas, nova iniciativa da instituição voltada ao incentivo da produção e propagação de mudas de espécies nativas para consumo próprio de produtores rurais em todos os biomas brasileiros.
O projeto permitirá que os produtores rurais adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental e suprir demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades além de contribuir com a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn's Martins Alves, participou da abertura da turma, junto com o assessor técnico do Senar, Mateus Tavares.
De acordo com o coordenador técnico Gabriel Sakita, o Pró-Mudas surge em um contexto de desafios técnicos e financeiros enfrentados pelos produtores, como a dificuldade de acesso a mudas nativas de qualidade, altos custos de aquisição, transporte e implantação, além da carência de assistência técnica especializada para o manejo adequado.
"O Pró-Mudas se apresenta como uma ação estratégica para capacitar instrutores e técnicos de campo das Administrações Regionais do Senar, que atuarão como multiplicadores de conhecimento para produtores rurais em todo o país”, explica Sakita.
Ele ressalta que a capacitação permitirá que os produtores produzam suas próprias mudas, “trazendo benefícios como a redução de custos com aquisição e serviços terceirizados, maior facilidade no cumprimento de obrigações legais relacionadas à recomposição florestal e maior autonomia técnica.”
O Senar vai realizar seis turmas de formação e atualização técnica, envolvendo instrutores e técnicos de campo das 27 Administrações Regionais do Senar e previsão de capacitar 90 profissionais em todo o Brasil.
Os cursos abordarão desde o dimensionamento e construção de viveiros de mudas para consumo próprio até técnicas de produção e propagação de mudas nativas. Nessa primeira capacitação, participam instrutores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.
Veja quando serão as próximas capacitações:
Bahia: 30 de setembro a 2 de outubro (Alagoas, Bahia, Paraíba e Sergipe)
Mato Grosso do Sul: 7 a 9 de outubro (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins)
Santa Catarina: 21 a 23 de outubro (Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo)
Goiás: 27 a 29 de outubro (Distrito Federal, Goiás, Maranhão e Pernambuco)
Minas Gerais: 4 a 6 de novembro (Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte)