Logo CNA

SENAR MINAS realiza curso de Cria e Recria de Bezerras
20160729105544 fileid cria internacurso senarmg 0 769761002015150611201

Participantes aproveitam a capacitação para melhorar o fluxo de caixa da produção de leite

29 de julho 2016
Por Senar

A Fazenda Lagoa, localizada a 7 km do centro de Sabinópolis, em Minas Gerais, abriu as porteiras na manhã dessa quinta-feira (28/07) para receber os dez participantes do curso de Cria e Recria de Bezerras realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG). Animado para o primeiro dia de capacitação, o aposentado Francisco de Paula, 61 anos, conta que depois de passar 40 anos fora do município por motivos profissionais conseguiu realizar o sonho de comprar um “pedaço de terra” para iniciar a produção de leite e corte. “Não tenho medo de recomeçar, por isso estou aqui para aprender mais.”

Produtor da região de Córrego do São Roque, distrito de Sabinópolis, Reginaldo Pereira da Costa espera aproveitar os ensinamentos da capacitação para melhorar o fluxo de caixa da produção de leite que tem em sociedade com o pai. “Venho fazendo as contas e temos fechado no negativo. Por isso, decidi me inscrever e espero sair daqui com boas ideias para melhorar os resultados”, compartilha.

Participante do programa Balde Cheio, Valnir dos Santos acumula vários cursos do SENAR em seu “currículo”. “Minha propriedade é pequena, mas procuro administrá-la com a visão de um grande produtor, graças ao Balde Cheio. Tento aproveitar todas as oportunidades que tenho para aprimorar meus conhecimentos e esta é uma delas”. Com o sorriso estampado no rosto, o produtor Rubio de Pinho Tavares diz que sente orgulho em ser produtor de leite e adiantou suas expectativas em relação ao treinamento. “Fico muito triste quando vejo uma criação morrer e espero com este curso reduzir a zero a mortalidade de animais em minha propriedade.”

A abertura contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Frank Mourão Barroso, que ressaltou a importância deste e dos outros treinamentos promovidos pelo SENAR/MG. “O SENAR tem sido fundamental para qualificar a mão de obra, levar mais conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e renda do produtor rural em nosso município.”

Conteúdo

O curso Trabalhador da Pecuária (Bovinos de Leite) / Cria e Recria de Bezerras está sendo ministrado pelo zootecnista Ricardo Marcus Soares Mendes. Entre os principais pontos trabalhados estão os cuidados com as vacas gestantes, cuidados com a vaca e com a bezerra durante o parto, com a bezerra recém-nascida, instalações, manejo sanitário e alimentar na fase de cria, que abrange de 0 a 90 dias.

Segundo o instrutor, muitos produtores erram ao não fornecerem a alimentação correta aos animais, o que impacta no desenvolvimento desejável. Outro aspecto é a falta de qualificação específica para a criação adequada das bezerras. “É importante que o produtor siga todas as orientações passadas no treinamento para evitar prejuízos, inclusive gastos com reposição de bezerras vindas de criatórios que podem cobrar caro por uma genética duvidosa. E nessa conta ainda precisamos considerar as despesas com medicamentos”, adverte. Ainda sobre os prejuízos, ele chama a atenção para o fato de que “bezerras mal criadas não alcançarão todo o seu potencial genético de produção e também irão demorar mais para parir, o que irá diminuir sua vida produtiva”.

Em relação às oportunidades de trabalho, Mendes vislumbra um cenário positivo para os participantes. “Cuidar de bezerras é mais uma oportunidade de trabalho que se abre na atividade leiteira. Hoje muitas fazendas já têm um funcionário específico para cuidar desses animais, mas para isso é preciso que ele esteja devidamente capacitado.” O curso termina neste sábado (30/07).

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas