SENAR/MS forma técnicos em agronegócio em Coxim
O município tem agora 13 novos profissionais na área
O SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, na sexta-feira (22), a cerimônia de colação da segunda turma de Técnicos em Agronegócio, no Sindicato Rural do município, formando 13 novos profissionais da área.
“Quando o esforço coletivo é maior do que o individual percebemos a importância do trabalho conjunto. Por isso parabenizamos a todos os formandos da turma de Coxim e ao sindicato rural pela união dos esforços em prol do desenvolvimento do setor agropecuário regional”, afirmou a diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Terezinha Cândido de Souza.
O diretor do sindicato rural, Diego Alyson Toigo, ressaltou a dedicação dos formandos: “Vocês terminam hoje uma etapa de suas vidas e iniciam outra, contribuindo com a melhoria do setor ao levar os conhecimentos adquiridos nos últimos dois anos”, pontuou o representante que também é aluno da capacitação.
Gestão participativa – Na opinião do formando Bruno Cézar Orron, 33 anos, o curso Técnico em Agronegócio foi a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e aplicá-los na gestão da propriedade rural, da qual é administrador. “Tenho formação em Direito, mas, decidi investir na qualificação para melhorar o desempenho do negócio de minha família”, argumenta.
Opinião semelhante tem a formanda, Rosilda Delidia Batista, 48 anos. Com duas graduações em ensino superior, a analista financeira de uma cooperativa agropecuária de Coxim afirma que se apaixonou pelo agronegócio após iniciar o curso e acalenta o desejo de ser extensionista.
“No meu projeto de conclusão de curso destaquei a importância da gestão para a qualidade de vida do pequeno produtor, auxiliando um grupo que produz requeijão caseiro a gerir os custos de produção da atividade”, detalha.
Homenageado pela turma como paraninfo, o tutor presencial Jones Bernardino Honório é médico veterinário e diretor do sindicato rural de Bandeirantes. “Acredito no poder construtivo da educação e posso afirmar que nós, sul-mato-grossenses é quem ganhamos com a entrada desses profissionais no mercado de trabalho”, conclui.
Participaram da cerimônia, o presidente do Sindicato Rural de Bandeirante, João Nelson Lyrio, o diretor do Sindicato Rural de Coxim, Diego Alyson Toigo o vereador Carlos Rezende, representando a Câmara Municipal e a Prefeitura do município e a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido de Souza.
Informações adicionais – Idealizado pelo SENAR Brasil, o curso Técnico em Agronegócio diplomará até o final de setembro, a segunda turma do Estado, totalizando 92 novos profissionais habilitados para atuarem em diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária. Os próximos eventos acontecerão nos seguintes dias: Maracaju (27/09), Dourados (29/09) e Campo Grande (30/09).
Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.senarms.org.br