Paraná
Notícias
SENAR-PR lança curso de boas práticas na propriedade leiteira
Treinamento de 42 horas segue preceitos pedagógicos modernos, voltados para o mercado
Por: Comunicação Social FAEP/SENAR-PR
Paraná (05/10/2018) - O curso ‘Boas Práticas Agropecuárias na Propriedade Leiteira’ já está disponível no catálogo de títulos do SENAR-PR. A nova formação tem como objetivo auxiliar trabalhadores, produtores rurais e suas famílias na implantação de procedimentos que assegurem a produção de leite com qualidade e segurança.
Dividido em três momentos iniciais dedicados ao diagnóstico da propriedade e sete módulos temáticos - cada um com uma visita individual de duas horas à propriedade -, o curso soma 42 horas de duração. “O atendimento é personalizado, a exemplo do que ocorre em uma visita de assistência técnica”, garante o médico veterinário e coordenador de pecuária do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Alexandre Lobo Blanco.
Segundo ele, o curso segue preceitos pedagógicos modernos, voltados para o mercado e orientados conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), para a atividade de ‘Trabalhador de Pecuária – bovino de leite’. “Primeiro foi construído o perfil do produtor de leite, onde ele precisa produzir de acordo com as demandas dos principais compradores”, observa Blanco. Em cada visita às propriedades participantes, o instrutor do curso irá aplicar um questionário, que irá auxiliar o profissional na condução das visitas.
Esse material foi desenvolvido de acordo com a metodologia Global G.A.P (sigla em inglês para boas práticas agrícolas). A cada item checado no questionário caberá ao instrutor dar uma orientação. “O curso não tem caráter de auditoria, mas de orientação. O instrutor vai ser um aliado na busca das boas práticas”, afirma o técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR.
No Paraná, a iniciativa tem como parceiros a empresa Nestlé, que incentiva a busca por índices de qualidade cada vez maiores dos seus fornecedores, inclusive pagando mais por isso; a QCONZ América Latina, empresa que atua na certificação de boas práticas implantadas pela Nestlé, e a Dairy Partners Americas (DPA), joint venture resultante da união da Fonterra, cooperativa da Nova Zelândia da área de lácteos. “Vale lembrar que a partir do momento em que o processo de boas práticas já está implementado na propriedade, o produtor tem condições de atender às demandas mais exigentes, e com isso valorar seu produto”, destaca Blanco.
Foco na qualidade
A busca da qualidade na propriedade rural é uma preocupação permanente do SENAR-PR. Em 2015, instrutores da área de olericultura da entidade participaram de uma capacitação na área de Boas Práticas Agrícolas (BPA), utilizando o protocolo reconhecido internacionalmente do Global G.A.P.
De lá para cá, diversos cursos passaram por modificações, de modo que as boas práticas estejam presentes na maioria dos treinamentos. No caso do leite, também serão seguidos os preceitos do Global G.A.P