Senar promove Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial

Evento discute nos dias 2 e 3 de abril desafios e metas da metodologia
Brasília (02/04/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou, na quarta (2), em Brasília, o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com a presença das 27 Administrações Regionais para discutir metas e desafios da metodologia.
Na abertura do evento, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância da ATeG para os produtores rurais.
“A Assistência Técnica e Gerencial do Senar tem mudado a vida do produtor rural, seu comportamento, por isso nossa responsabilidade é muito grande. A ATeG veio para ficar e está fazendo a diferença,” afirmou.

Em seguida, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, frisou que o encontro é um dos momentos mais importantes da instituição.
“A ATeG é a ação que mais muda a vida do produtor rural brasileiro. Nossa metodologia é reconhecida em todo o país e isso é muito importante para a representatividade do nosso sistema.”
Carrara citou a marca de mais de 400 mil propriedades atendidas em 2025 e ressaltou que o Senar vai continuar investindo na metodologia por meio da capacitação de técnicos, estímulo à sucessão familiar, inovação e pesquisa e na comunicação do setor.

“Temos que assumir essa responsabilidade para atendermos nosso cliente, que é o produtor rural. A ATeG tem que entregar novos produtos e atender outros produtores e, para isso, precisamos da capacidade de trocas de vocês, de testar possibilidades e trabalhar em rede”, disse.
Resultados - O diretor de ATeG, Eduardo Oliveira, apresentou a evolução dos atendimentos em 2024, que teve crescimento de 16,68% em relação a 2023. Segundo Oliveira, a meta é chegar a 500 mil propriedades até o final de 2025 e a 1 milhão até 2030.
O diretor explicou ainda que para alcançar esses resultados, o Senar está focado na qualidade dos atendimentos por meio da excelência do processo operacional e da prestação de serviço ao produtor rural.

“Esse resultado será alcançado à medida que pensamos no conceito de qualidade para o produtor rural. Para ele, qualidade é ter eficiência produtiva, receber orientações assertivas e ter acesso a ferramentas para fazer a gestão de custos e, ao final, ter dinheiro no bolso.”
O encontro teve ainda uma palestra com o empresário Rodrigo Rodrigues, que conversou com os profissionais sobre Gestão da Qualidade no Agronegócio, além de momentos de discussões sobre ferramentas que a Assistência Técnica pode utilizar para expandir os atendimentos.

Na quinta (3), a programação terá oficinas sobre boas práticas administrativas e financeiras, apresentação de balanços e indicadores e próximos passos. Ao final, será feita a entrega do prêmio “Coordenador de Excelência”.