Sincodó celebra 30 anos de história e fortalecimento do agro em Codó
Evento destaca resultados de 2025, ações do Sistema Faema/Senar, nova estrutura institucional e homenagens a lideranças do sindicato
LEOCANDIDA ROCHA
Fonte: SENAR MA
O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (Sincodó) celebrou, seus 30 anos de história com uma solenidade marcada por homenagens aos ex-presidentes Marcelino Ribeiro, Francisco Pinheiro e Almir Sampaio, além de colaboradores do Sistema Faema/Senar que prestam relevantes serviços aos produtores rurais do município.
O momento simbólico reforçou a valorização da memória institucional e o reconhecimento às lideranças que ajudaram a construir uma entidade sólida, representativa e comprometida com o desenvolvimento do agro em Codó.
Ao longo dessas três décadas, o Sincodó consolidou-se como referência na defesa dos interesses do produtor rural, com ações contínuas de capacitação, assistência técnica e articulação institucional. Em 2025, essa atuação ganhou ainda mais força por meio da parceria com o Sistema Faema/Senar, com 125 propriedades atendidas nas cadeias produtivas da bovinocultura de corte, olericultura e caprinocultura, fortalecendo a produção, a gestão e a geração de renda no campo.
A programação comemorativa também marcou um novo momento para o sindicato, que passa a contar com uma estrutura institucional fortalecida, preparada para ampliar as ações de qualificação profissional. Entre os destaques está a Rede Etec, com o curso técnico em Zootecnia, que conta com 28 alunos, além da realização de cursos da Formação Profissional Rural (FPR), ampliando o acesso ao conhecimento técnico e à inovação no meio rural.
Durante o evento, o presidente do Sincodó, Iedo Barros, destacou a importância da construção coletiva ao longo dos anos. “Nesses 30 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, quero agradecer a participação do sistema Faema/Senar que trouxe variadas ações para o nosso município, e este ano em especial, muitas capacitações, programas do Homem e Mulher Rural, fortalecimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), dentre outras. Um trabalho reconhecido dentro de Codó e Timbiras – municípios que trabalhamos”, disse ele, reforçando gratidão os gestores Raimundo Coelho e Luiz Figueiredo, presentes no evento.
Entidades de classe
A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, e do superintendente do Senar Maranhão, Luiz Figueiredo, além de representantes do poder público municipal, entidades de classe, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e lideranças do setor produtivo, reforçando o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pelo sindicato.
Ao se pronunciar, Raimundo Coelho destacou os números que comprovam a efetividade da parceria em Codó. “Os resultados de 2025 mostram a força dessa união. São ações que chegam ao produtor, qualificam, geram renda e cuidam das pessoas. O Sincodó é um exemplo de sindicato atuante e comprometido com o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.
O superintendente do Senar Maranhão, Luiz Figueiredo, ressaltou o impacto das ações de Formação e Promoção Social. “Além da capacitação técnica, o Senar tem ampliado o cuidado com a saúde no campo. Em Codó, somente em 2025, foram realizados 70 atendimentos femininos para exame de Papanicolau e cerca de 300 atendimentos masculinos com exames preventivos de câncer de próstata, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida do produtor rural e de sua família”, pontuou.
Além das homenagens aos ex-presidentes, a cerimônia reconheceu o trabalho dos colaboradores do Sistema Faema/Senar Alzira Pereira, Patrício Coelho e Francisco Braz, que receberam comendas das mãos do presidente do sindicato, Iedo Barros, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos produtores rurais de Codó.
Celebrar os 30 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó simboliza não apenas um legado de conquistas, mas também a consolidação de resultados concretos e o compromisso permanente com o futuro da produção rural, reafirmando a importância da união, do diálogo institucional e da representatividade para o fortalecimento do agro e o desenvolvimento sustentável de Codó e região.