Paraná
Sindicato de Cerro Azul marca presença inédita em encontro estadual
Grupo de 15 pessoas participou do evento promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR devido à mobilização de turma da ATeG no município
Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR
A edição 2023 do Encontro Estadual de Líderes Rurais marcou a história dos mais de 55 anos do Sindicato Rural de Cerro Azul , na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Pela primeira vez, a entidade participou do evento promovido pelo Sistema Faep/Senar-PR. Na ocasião, um grupo de 15 pessoas, majoritariamente, produtores que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-PR em Cerro Azul, marcou presença no encontro, representando o município e a entidade sindical.
Apesar da proximidade – Cerro Azul está distante menos de 100 quilômetros da capital paranaense –, o sindicato sempre enfrentou dificuldades para viabilizar uma turma para participar do encontro. Segundo o mobilizador Eduardo de Paula, diversos motivos acabaram impedindo o sindicato de estar presente nos eventos anteriores, como a conciliação de agendas dos produtores e membros da diretoria, bem como a falta de recursos, já que o município e o sindicato são pequenos.
A virada veio com o projeto da ATeG do Senar-PR, que começou a ser realizado em Cerro Azul este ano. O projeto atende 30 famílias rurais no município, com acompanhamento de um técnico de campo, que auxilia nos aspectos técnicos da lavoura e na gestão do negócio, contribuindo para a evolução socioeconômica dos produtores.
Com o sucesso do projeto no município, surgiu a ideia de trazer estes produtores para mais perto do sistema sindical e, com apoio do Sistema Faep/Senar-PR, convidá-los para participar do Encontro Estadual de Líderes Rurais. Dessa forma, o mobilizador do sindicato rural junto com o técnico responsável pela ATeG em Cerro Azul, Gabriel Jaquetti, conseguiu viabilizar a participação. O esforço deu certo: dos 15 presentes no evento, 10 são da ATeG.
“Foi um trabalho conjunto, dentro e fora do sindicato, identificando perfis mais jovens, de liderança”, conta de Paula. “Convidamos os produtores que são mais adeptos a tecnologias, mais abertos, que demonstram interesse em conhecer coisas novas e diferentes”, complementa Jaquetti, da ATeG.
Dessa forma, a participação de Cerro Azul marca a reaproximação da entidade com o sistema sindical, possibilitando a criação de uma rede de contatos com produtores da região e também mais distantes.
"É uma união de forças que só foi possível com o apoio da FAEP."
Eduardo de Paula, mobilizador do Sindicato Rural de Cerro Azul
Para o futuro, acredita o mobilizador, abrem-se novos horizontes para os agricultores e pecuaristas do município, além de novas oportunidades para fortalecer a representatividade do sindicato. “Quando eles veem os resultados de perto, a aceitação é muito maior. Por isso essa participação no evento foi fundamental para o desenvolvimento da liderança e das propriedades”, conclui de Paula.