Mato Grosso
Sindicato Rural capacita profissionais para atuarem em cadeias produtivas específicas
A ideia é o profissional ter uma qualificação diversificada dentro da mesma cadeia produtiva.
Por: Assessoria de Imprensa - Senar/MT
Fonte: Assessoria de Imprensa - Senar/MT
Até o fim de 2021 o Sindicato Rural de Juruena, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), deve realizar mais 16 cursos. Em agosto, o objetivo foi capacitar profissionais para atuarem na cadeia produtiva da bovinocultura de leite. "Realizamos treinamentos de produção de derivados do leite. Os participantes aprenderam a fazer doces, iogurtes, manteiga e queijos", conta o presidente do Sindicato Rural, Marco Antônio Belizário Rodrigues.
Na comunidade Vale do Amanhecer o resultado dos treinamentos superou as expectativas. A ideia é ofertar vários treinamentos da mesma cadeia produtiva para que o profissional possa ter uma qualificação diversificada dentro da mesma cadeia produtiva que, neste caso, é a de bovinocultura de leite.
Em setembro, o Sindicato continua a investir na capacitação de profissionais e realiza mais dois treinamentos de inseminação artificial. Os interessados devem procurar o sindicato rural do município. O telefone é (66) 3553-1922.
Além destes, também estão previstos cursos de Manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro, operação e manutenção básica de pá carregadeira, rédeas de equinos e vários outros.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Pauliceia, o objetivo do Senar-MT é levar qualificação e serviços para o homem do campo. "Muita gente conhece o Senar-MT, mas poucos sabem o que a instituição oferece".
Chico destaca que o Senar-MT além das capacitações, também oferta Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Ensino Técnico, com os cursos de agronegócio em EaD, Faculdade da CNA e vários outros serviços em programas especiais como o Mutirão Rural, Equoterapia, Colheita de Talentos e vários outros.
No próximo mês de outubro o Sindicato Rural de Juruena em parceria com o Senar-MT vai ofertar cursos do programa de Inclusão digital. Ao todo serão quatro treinamentos e atenderão ao público que necessita dos níveis básico, médio e adiantado. O objetivo deste programa é que o participante conheça os conceitos básicos da informática e aprenda a utilizar a internet.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Em fevereiro, o Sindicato Rural de Juruena e o Senar-MT ofertaram o curso de produção caseira de farinha de mandioca e polvilho. Este treinamento ajudou os participantes a solucionar problemas para uma comunidade de Juruena. A má regulagem do forno, prensa e fornalha prejudicavam a produção da farinha de mandioca e somente foram descobertas durante o curso.
Segundo a vice-presidente da Associação de Mulheres Andorinhas do Canama (AMAC) da comunidade de Somapar (zona rural do município), Ane Glaucielle Ferreira, a falta de orientação especializada afetava diretamente a rentabilidade da produção. "Tínhamos muita dificuldade quanto ao uso do forno e estava interferindo na qualidade da nossa farinha".
Diante da carência de conhecimento técnico, a associação demandou o treinamento pelo Sindicato Rural de Juruena. Foi o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Leonardo Serafim da Silva, quem identificou as falhas. "A farinha estava com a fécula muito solta devido a regulagem de alguns equipamentos. A fornalha estava com a chaminé fora do padrão acarretando na baixa temperatura do forno, e não era possível cozinhar corretamente a massa".
Segundo Silva, o forno também não estava aquecendo por igual, resultando em uma farinha com dois aspectos: crua e queimada. Com os problemas identificados, o instrutor conseguiu auxiliar as reparações necessárias para a otimização da produção. "A chaminé foi readequada e agora o forno aquece bem e por igual. O que possibilitou a produção da farinha com maior qualidade, peso, sabor e mais rendimento".