Sistema CNA participa da 29ª AgriNordeste em Pernambuco
Foram debatidos temas como Selo Arte, custos de produção na fruticultura e o projeto Forrageiras para o Semiárido
Brasília (04/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA participaram da 29ª AgriNordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A feira é organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) e está entre os maiores eventos do agronegócio da região Norte e Nordeste.
As instituições levaram ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo familiar, agroindústria artesanais e informações técnicas sobre a fruticultura e o projeto Forrageiras para o Semiárido - Pecuária Sustentável.
A assessora técnica da CNA, Letícia Barony, apresentou os resultados obtidos no projeto Campo Futuro (link da página especial) para a atividade, como o histórico de custos para a produção de uva e manga em Petrolina (PE), que integra o importante polo frutícola do Vale do São Francisco.
“Mesmo diante dos incrementos nos custos com fertilizantes e defensivos em 2022, as margens continuam positivas, indicando a atratividade da atividade. É importante analisar a sanidade financeira ao longo das safras, pois as frutas apresentam grande sazonalidade nos preços, logo na receita e margens são situacionais”, observou Letícia.
Os resultados do "Projeto Forrageiras para o Semiárido - Pecuária Sustentável" foram apresentados pela assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann.
A iniciativa é uma parceria da entre o Sistema CNA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para avaliação do potencial produtivo das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido.
“Os resultados da fase 1 do projeto foram apresentados, com especial atenção ao uso do aplicativo Orçamento Forrageiro, que ajuda o produtor rural na organização e otimização do uso dos recursos forrageiros para a pecuária no Semiárido”.
De acordo com Marina, a nova fase do projeto, que está em fase de implementação, pesquisará o consumo de forrageiras predefinidas por bovinos de corte e leite e ovinos.
“Verificamos que o público ficou bastante interessado porque a pesquisa atende os anseios, principalmente, dos pequenos pecuaristas da região”.
Na sexta (4), a CNA e Sebrae Nacional realizaram a oficina do Selo Arte, que faz parte das ações do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. “O objetivo da oficina é fortalecer a atuação da governança local sobre o tema da produção de alimentos artesanais e tradicionais no estado”, avaliou a assessora técnica da CNA, Fernanda Silva.
O Sistema CNA desenvolve o programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais para fortalecer esse tipo de produção. Se você ficou interessado em conhecer os detalhes, acesse:
https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/alimentos-artesanais-e-tradicionais
Assessoria de Comunicação CNA
Imagens cedidas pela organização da 29ª AgriNordeste. Crédito: Lucas Emanuel / CCQ
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
youtube.com/agrofortebrasilforte