ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Sistema CNA/Senar discute ações de desenvolvimento para a região Norte
IMG 5508

Comissão Nacional se reuniu na terça (22)

22 de abril 2025
Por CNA

Brasília (22/04/2025) – A Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA se reuniu, na terça, (22), para discutir a atualização tecnológica das equipes de instrutoria, técnicos de campo e supervisores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para um programa voltado à região Norte, que contará com capacitações e Assistência Técnica e Gerencial.

Participaram da reunião os presidentes das federações de agricultura e pecuária estaduais, os superintendentes das administrações regionais, diretores e técnicos do Senar.

No primeiro momento, o Senar vai capacitar instrutores, técnicos de campo e estudantes da Rede e-Tec com foco na melhoria das práticas agropecuárias, no aumento da produtividade, da renda e do desenvolvimento sustentável de produtores e trabalhadores rurais.

O presidente da comissão, Muni Lourenço, explicou que o programa foi pensado pelo Sistema CNA/Senar para enfrentar os desafios e desigualdades da região.

"Será uma iniciativa muito positiva para nossa região, para fomentar o desenvolvimento de várias cadeias produtivas por meio da Assistência Técnica e Gerencial", afirmou.

O diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Oliveira, fez uma apresentação sobre o programa, e explicou que, na primeira fase, o Senar pretende fazer um alinhamento tecnológico com os profissionais.

"Desenvolvemos o Agronordeste, que teve um resultado bem significativo no desenvolvimento da região e dos produtores, e estamos usando esses bons exemplos e resultados agora para a região Norte", disse.

"Queremos dar boa condição técnica e uma base sólida aos técnicos para o programa evoluir e dar suporte ao produtor", ressaltou.

Segundo Oliveira, os treinamentos serão promovidos em conjunto com a Diretoria de Educação Profissional do Senar, e realizados de forma presencial em todos os estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) no período de junho a setembro, com a capacitação de mais de 1500 profissionais.

O programa será focado nas atividades com maior potencial produtivo da região, como bovinocultura de corte (pastagens), piscicultura, apicultura e meliponicultura, cafeicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria.

O presidente Muni Lourenço ressaltou que a iniciativa será uma oportunidade para o agro da região Norte "dar um salto tecnológico.”

Áreas de atuação