Logo CNA

Sistema CNA/Senar e Sebrae ampliam parceria 'Juntos pelo Agro'
Juntospel Agro Geral

Encontro na segunda (29) e na terça (30) reuniu as duas instituições na sede da Confederação

30 de abril 2024
Por Senar

Brasília (30/04/2024) – O Sistema CNA/Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniram diretores e gestores das duas instituições na segunda (29) e terça (30), na sede da Confederação, para discutir a ampliação da parceria Juntos pelo Agro.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, e o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, anunciaram, durante o encontro, a ampliação de quatro para doze o número de estados atendidos em seis cadeias produtivas. O objetivo é atender 10 mil produtores rurais até o final de 2024 com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), inovação e acesso a mercados.

Reunião foi realizada na sede da CNA Reunião foi realizada na sede da CNA

O Juntos pelo Agro é uma parceria entre as duas instituições com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de produtores rurais. Com isso, a iniciativa visa proporcionar a melhoria do ambiente de negócios do setor e da imagem do agronegócio brasileiro junto à sociedade por meio de articulações conjuntas.

“Nos reunimos com diretores técnicos, coordenador do agro das regionais do Sebrae, com superintendentes do Senar de 12 estados para ampliar o escopo do Juntos pelo Agro. Além disso, vamos identificar produtores que tenham o potencial para estarem no mercado, mas que atualmente não são atendidos nem pelas soluções do Senar e nem do Sebrae”, afirmou Carrara.

Daniel Carrara fala sobre a relevância da parceria para o produtor rural Daniel Carrara fala sobre a relevância da parceria para o produtor rural

Ele também destacou a importância da parceria. “Somos duas instituições com uma grande capacidade e capilaridade de atuação para atender o universo dos 5 milhões de produtores rurais brasileiros. Temos o compromisso de trabalharmos juntos e fazermos com que os produtores rurais façam parte do movimento de aumento de renda do setor”, destacou o diretor-geral do Senar.

Segundo Bruno Quick, a ampliação da parceria é um passo muito importante. “A parceria com o Sistema CNA/Senar é muito desafiadora e muito potente. Queremos entender o que cada produtor rural brasileiro precisa para ser mais produtivo, competitivo, ter mais rentabilidade e agregar valor ao seu produto”, afirmou.

Ampliação - A fase inicial do acordo de cooperação técnica, formalizado em outubro 2022, está sendo realizada com 3 mil produtores rurais da cadeia produtiva do leite dos estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Paraíba.

O diretor-Geral do Senar afirmou que, com o trabalho realizado inicialmente nesses quatro estados, foi possível foi possível planejar a ampliação da parceria para Rondônia, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará e Maranhão. Além da cadeia do leite, as ações foram estendidas para as cadeias de mel, frutas, café, caprinos, peixe e camarão.

Bruno Quick destaca as ações das duas instituições Bruno Quick destaca as ações das duas instituições

Para o diretor técnico do Sebrae é preciso chegar até o produtor rural com assistência, tecnologia, e acesso a mercados, inclusive internacionais, para que se prepare para viver melhor no campo. “Entendemos que desde a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que é tão reconhecida em todo o Brasil, até as ações de inovação e mercado que o Sebrae faz, podemos colocar tudo isso em uma trilha, em uma jornada para os empreendedores”, destacou.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados da etapa inicial do Juntos pelo Agro para fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite com produtores rurais que recebem soluções complementares do Sebrae e Assistência Técnica e Gerencial do Senar.

Imagem

Os gestores do Juntos pelo Agro assistiram apresentações sobre as ações tanto do Sistema CNA/Senar quanto do Sebrae apresentadas pelo coordenador de programa do Senar, Alexandre Martins, e pelo analista do Sebrae, Vítor Ferreira.

O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, falou sobre o funcionamento das comissões nacionais e do trabalho técnico desenvolvido pela casa. Já o coordenador de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, apresentou o Agro.BR, uma parceria da CNA com a Apex Brasil. A coordenadora na Unidade de Agronegócio do Sebrae Claudia Stehling detalhou a atuação do Sebrae.

Imagem

Participaram ainda do encontro o diretor adjunto da ATeG do Senar, Eduardo Gomes, o gerente de Acesso a Mercado do Sebrae, Ivan Hussni, o gerente adjunto da Unidade de Competitividade do Sebrae, Carlos Eduardo Santiago, superintendentes e diretores estaduais do Sistema CNA/Senar e do Sebrae, além dos técnicos e gestores da parceria.