Mato Grosso
Sistema Famato apresenta proposta de implantação de um Centro de Educação em Alta Floresta
Centros de Educação do Senar-MT oferecem, através das escolas agrícolas, estruturas para atender a população em geral e o setor produtivo rural, com formação técnica de nível médio
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, apresentou para o prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, uma proposta de implantação do Centro de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), durante uma reunião realizada na Prefeitura Municipal de Alta Floresta, nesta terça-feira (12/09).
Os Centros de Educação do Senar-MT oferecem, através das escolas agrícolas, estruturas para atender a população em geral e o setor produtivo rural, com formação técnica de nível médio. Oferecem ainda, cursos da rede e-Tec, Faculdade CNA e cursos e treinamentos de formação profissional rural.
Anteriormente o Senar-MT havia proposto construir um Centro de Treinamento (CT) para receber os cursos e treinamentos ofertados pela entidade, entretanto o presidente, Vilmondes Tomain, entendeu que a implantação de um Centro de Educação ampliaria ainda mais as oportunidades de ensino à sociedade.
“Com um Centro de Educação, através da escola agrícola, vamos alcançar ainda mais pessoas. Vamos conseguir levar educação técnica de nível médio e qualificação profissional para à população do campo e da cidade, além de proporcionar uma maior integração social, aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades de jovens e adultos”, disse o presidente Vilmondes.
Conforme o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, é uma proposta visionária, e o Senar-MT está disposto a proporcionar a população de Alta Floresta acesso à formação técnica, profissional e consolidação do ensino médio. “O ensino tem mudado a realidade de quem vive no meio rural, hoje não é somente plantar e colher, é preciso ter conhecimento técnico”, apontou Fidelis.
Também participaram da reunião o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Walmir Coco, o empresário e diretor do sindicato rural, Alex Sierra, os diretores da Famato, Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), Robson Marques (Administrativo e Financeiro), o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer e o gerente de Educação do Senar-MT, Marcos Medeiros.