Mato Grosso
“Sistema Famato em Ação” propõe conhecimento e interação entre as “casas”
O evento contou com a presença do superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, e dos diretores da Famato: administrativo-financeiro Robson Marques e de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, dos superintendentes do Imea, Cleiton Gauer e do Agrihub Paulo Ozaki.
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Ascom Senar-MT
Com foco na integração entre as “casas” que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizou sexta-feira, 27 de janeiro a 1º edição do evento Sistema Famato em Ação. O encontro é voltado aos colaboradores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Senar Mato Grosso, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Agrihub, proporcionando conhecimento e compartilhamento entre os novos funcionários que ingressaram nas “casas” nos anos 2023 e 2024.
O evento contou com a presença do superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, e dos diretores da Famato: administrativo-financeiro Robson Marques e de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, dos superintendentes do Imea, Cleiton Gauer e do Agrihub Paulo Ozaki.
Em viagem, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain enviou mensagem por meio de vídeo aos novos colaboradores presentes no evento, desejando boa sorte a todos: “ Primeiro quero agradecer os presentes. Hoje nossos colaboradores, nosso time, nossa família do sistema Famato , presentes Cenarium Rural . Peço desculpas por não estar com vocês. Dia esse muito especial, onde todos conheceram um pouco mais sobre o Senar-MT, Imea, Agrihub e também o Sistema Famato, mas o superintendente do Senar-MT e dos diretores falaram sobre cada casa” disse Vilmondes.
Ainda de acordo com o presidente da Famato, desde o início foi colocado que o Sistema é uma família e precisa ter união, isso necessita ser motivado. Trabalhando juntas e unidas as casas são mais fortes e sabem enfrentar os desafios que têm pela frente desse tão importante setor para o estado de Mato Grosso, que é o agronegócio, além de representar o Sistema Sindical, através dos 94 sindicatos rurais do estado na qual estão inseridos os 33 mil produtores.
“A atual gestão do Sistema Famato propõe a união entre as casas, principalmente para que todos tenham uma noção mais profunda do que cada um faz. Então o Sistema Famato em Ação traz essa possibilidade, que é mostrar a função de cada colaborador, dessa forma cobrando quem está na ponta, que são aqueles que fazem o Sistema corporativo, ou seja ,nossos produtores rurais . Eles precisam saber da nossa função. Por tanto, parabenizo todos os idealizadores desse encontro e certamente esse é o primeiro de outros que virão, logicamente mais robusto e capacitado”, explanou o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis.
O encontro contou com a presença do superintendente do Imea, Cleiton Gauer que explanou sobre o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária que existe há 25 anos. De acordo com Gauer, o Imea realiza estudos e projetos socioeconômicos e ambientais em todo o território mato-grossense, através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados produzindo informações estratégicas do agronegócio para as entidades mantenedoras: “O instituto visa contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio mato-grossense através da geração e compartilhamento de conhecimento econômico”, disse Gauer.
O superintendente do Agrihub, Paulo Ozaki fez uma explanação da importância da casa da inovação do produtor rural. O objetivo da entidade é o de conhecer para fornecer, trabalhar continuamente em torno do produtor, conhecendo mais profundamente sua realidade e necessidades, trazendo um número crescente de informações e tecnologias disponíveis.
“O AgriHub é uma importante entidade geradora de conhecimento e informação do campo, fazendo a ponte entre Soluções do Mercado com as principais dores e necessidades dos produtores mato-grossenses”, disse Paulo.
Com o slogan “o agro é mais com as mulheres”, Gabriela Tomain, membro da Diretoria, secretária Geral e Cofundadora do Famato Mulher apresentou sobre a comissão e a força feminina no campo e fora dele, atuando em prol do setor produtivo junto ao Sistema sindical rural de Mato Grosso.
“Nosso foco é o desenvolvimento e execução de ações sociais, culturais e educacionais, para auxiliar a população rural e aproximá-la da urbana à realidade no campo. O Famato Mulher promoverá o reconhecimento da mulher no setor e o fortalecimento dos laços familiares, visando a sucessão rural, junto ao Sistema Famato, que é a casa da família rural”, disse Gabriela.
O encontro contou com a palestra de Gil Giardelli, que têm 20 anos de carreira, professor de diversos programas de MBA ao redor do mundo, apresentador do “O Imponderável”, da Record News, escritor e palestraste referência em inovação radical, colaboração humana, economia criativa, transformação digital e estudos do futuro, entre outras experiências. “Destacamos a transformação digital avançada, os desafios que o agro tem e como o sistema pode ajudar todo o ecossistema. Então trouxe experiências do mundo inteiro, desde não usar mais defensivos agrícolas, usar conceito de laser, das máquinas autónomas no campo, das fazendas verticais. A ideia foi inspirar 2024 fabuloso. Então falei da economia da inteligência artificial, da sociedade 5.0, que é um acordo do G20, das 20 nações mais ricas do mundo, onde se diz que o mundo é de todos ou de absolutamente ninguém”, falou Gil.
Além do conhecimento com relação às casas do Sistema e a palestra voltada a tecnologia por meio da inteligência artificial , o Famato em Ação também proporcionou diversão e muitos risos, através da apresentação do Ribeirinho Cuiabano, popularmente conhecido como Xô Dito, interpretado pelo humorista Thiago Mourão.