Treinamento vai resgatar a cultura das hortas caseiras em Minas Gerais
O novo curso deve ser incluído no portfólio de treinamento do SENAR Minas em 2017
Uma equipe do SENAR Minas esteve reunida durante quatro dias em Montes Claros para elaboração da cartilha para o novo do curso na área de Olericultura, denominado Horta Caseira, que deve ser incluído no portfólio de treinamentos em 2017. O grupo foi composto pelo coordenador de Promoção Social (PS), José Belas Gonçalves, o gerente regional Dirceu Martins, a assessora pedagógica Mírian Rocha, a analista da PS, Michelle de Paula, e os instrutores agrônomos Inês Pereira, Flávio Cavalieri e Rony Araújo. Também deram sua contribuição com sugestões o instrutor Alex Altino Melo e o mobilizador José Genival Paraíso.
Segundo Mírian Rocha, para que a cartilha seja um instrumento de trabalho eficaz é preciso que ela abranja tanto a teoria como a prática, com conteúdo informativo e ilustrado, e que atenda as exigências do curso, que é ensinar de forma fácil e eficiente para que os alunos “aprendam a fazer fazendo”. Mírian acredita que as hortas caseiras vão oferecer às pessoas uma melhor qualidade de vida e economia, já que não vão precisar comprar hortaliças, e também uma possibilidade de fonte de renda com a venda do excedente.
Para o coordenador José Belas, o treinamento de Hortas Caseiras é um resgate cultural das antigas hortas que as pessoas cultivavam em seus quintais, onde tinham um alimento fresco e saudável. O trabalho e cuidado com as hortas ainda serviam de terapia para as donas de casa. “Vamos, com este curso, resgatar as hortas de quintais, comuns há alguns anos. Fazer o caminho inverso da roça para a cidade, pois atualmente as pessoas estão comprando hortaliças na cidade para levar pra roça”, disse.
Conforme a instrutora Inês, este curso será de grande demanda, pois o que se tem atualmente na área de Olericultura é mais sobre cultivo comercial. Este tem outro objetivo, o de promover a saúde dos moradores da zona rural e a cultura local. “Eu acredito que este treinamento vai ter muita demanda em Minas Gerais, onde as pessoas ainda guardam alguns valores culturais dos nossos antepassados. A pequena horta caseira é um deles. Em toda casa que se chegava na zona rural ou na cidade, todo mundo tinha a sua hortinha”.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br