Notícias
CNA debate monitoramento de produtos de origem vegetal
Entidade se reuniu com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura
Brasília (16/09/2022) – A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) do Ministério da Agricultura (Mapa), na quarta (14), em Brasília.
No encontro foi discutido o Programa Nacional de Monitoramento das Cadeias Produtivas dos Produtos de Origem Vegetal (PNMonitor), instituído pela Portaria 571/2022, com o objetivo de monitorar, incentivar a rastreabilidade e certificação das cadeias produtivas trabalhadas.
O objetivo da reunião, que teve a presença de produtores de tomate de mesa do Paraná, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Espírito Santo, foi promover a participação do setor produtivo na construção do Plano de Monitoramento, que terá seus trabalhos iniciados com um diagnóstico da cadeia produtiva e dos desafios vivenciados.
Dentre as propostas comentadas estava a rastreabilidade, exigida pela Instrução Normativa Conjunta 02/2018 do Mapa e da Anvisa. A CNA realizou um estudo das situações e desafios vivenciados pelo setor e está trabalhando para auxiliar o produtor na adequação à prática.
“Essa é uma demanda do mercado. A rastreabilidade traz informações sobre o produto, mas também sobre o processo de produção”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores, Manoel Oliveira.
Para a assessora técnica Letícia Barony, a rastreabilidade é uma ferramenta que auxiliará da estruturação e organização do setor. “Será um processo de adaptação, mas que trará bons frutos”.
Visita – O presidente da Comissão e a assessora técnica também estiveram presentes no 3 º Encontro Nacional Técnico do Alho e Cebola, promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), em parceria com a Embrapa Hortaliças, nos dias 15 e 16 de setembro.
O evento, realizado na Embrapa Hortaliças e região do PAD-DF, contou com palestras temáticas sobre mercado e comercialização de alho e cebola; Plano Nacional de Fertilizantes, visitas técnicas a campo e entro outros temas.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil